Como fazer leite condensado caseiro passo a passo

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestmail
Print Friendly, PDF & Email

Que tal fazer leite condensado caseiro? Neste post você vai aprender e descobrir que é muito fácil.

Uma das coisas que adoro é a possibilidade de depender cada vez menos da indústria de alimentos e, por consequência, precisar menos dos alimentos ultra processados na nossa cozinha. Não se trata de defender o caminho mais difícil ou que precisamos voltar à idade da pedra. Trata-se de uma escolha que prioriza a saúde e, a partir da informação, da recuperação do meu poder de decisão sobre o que vou comer.

Quando falamos de informação temos que reconhecer o poder da internet. Foi na rede que descobri um monte de receitas de leite condensado. Confesso que não achava que ficaria muito bom. Mas finalmente resolvi fazer. O resultado foi incrível. Claro que, mesmo sendo caseiro, leite condensado leva muito açúcar, ingrediente que o conserva, por sinal. Mas só pelo fato de não ter conservantes e o açúcar ser orgânico, já me deixa mais feliz.

Veja que fácil:

  • 2 xícaras de leite integral (usei leite fresco)
  • 1 xícara de açúcar cristal (usei açúcar orgânico)
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio.

Numa panela coloque o leite e o açúcar e leve ao fogo médio mexendo sem parar até dissolver totalmente o açúcar.  Quando começar a ferver marque 20min.  e continue a mexer. Como o leite está fervendo é comum produzir um pouco de espuma. Neste tempo deve reduzir pela metade o volume.

Passados os 20 minutos acrescente uma pitada de bicarbonato e mexa com vigor durante três minutos. Ele vai ganhar cor e engrossar um pouco.

Em seguida transfira o leite condensado para a tigela de uma batedeira e bata até esfriar completamente. Este processo vai deixá-lo mais sedoso.

Ficou ótimo. Não é fácil demais?

Caso queira aumentar a quantidade você também tem que aumentar o tempo no fogão. Por exemplo: 4 xícaras de leite precisarão de 40 minutos de cozimento.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*