Camarão ao curry é mais uma receita que levanta muita discussão sobre qual é o “legítimo” curry. Não queremos, nem de perto, entrar nesse debate. Se na Índia cada família tem o seu curry, a sua composição de ingredientes e especiarias, imagina aqui do outro lado do mundo.
A verdade é que na feira da esquina de casa havia camarões maravilhosos e a gente optou por juntar a ele sabores fortes e marcantes e, para isso, usamos o que tínhamos em casa. O que importa é que foi uma operação rápida que resultou uma refeição saborosa.
O que usamos:
-
400g de camarões descascados e limpos
-
suco de um limão
- 1 dente de alho
- 2 colheres de chá de pimenta do reino em grãos
- 2 colheres de chá de curry apimentado
- 2 colheres de chá de tikka masala (tempero indiano)
- 1 colher de chá de cominho em grão
- 1 colher de chá de coentro em grãos
- 2 colheres de chá de páprica defumada
- 1 colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (se não tiver, use azeite de oliva mesmo)
- 1 garrafa de 200ml de leite de coco
- sal a gosto
- ½ xícara de coentro fresco picado
Mais uma vez a ressalva que essas eram as especiarias que a gente tinha em casa e que a gente gosta. Não exite em fazer com as de sua preferência e disponibilidade. Só considere que quanto mais camadas de sabor, melhor.
Como fazer
O coração do processo está em marinar um pouco o camarão.
Primeiro coloque todas as sementes (pimenta, coentro e cominho) numa frigideira para dar uma tostada. Não precisa óleo nem nada. Só deixar dar uma tostadinha até levantar cheiro. É para “acordar” as sementes e intensificar os sabores. Leve logo a um pilão ou moedor e deixe bem moidinho.
Numa travessa tempere o camarão com sal, o alho bem picadinho e todos os temperos e especiarias. Use o suco de limão para dar a liga. Não precisa marinar mais de 20 ou 30 minutos.
Na frigideira
Aqueça bem uma frigideira e coloque o óleo de coco. Entre com o camarão (segure o líquido um pouco) e deixe ele mudar de cor e, então, coloque o suco da marinada e logo mais o leite de coco. Deixe levantar fervura por cerca de um minuto, para os sabores se ligarem.
Finalize com o coentro picado e pronto!!!
O resultado será um camarão tenro, saboroso e envolto numa quantidade maravilhosa de sabores. Não precisa mais do quem um arroz branco tradicional para acompanhar!!!
Gosta de camarão? Mais receitas aqui.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.