Biscoitos com gostinho de impeachment (ou receita para sair do muro)

1

Dia desses lá no nosso Instagram, publicamos um banner da campanha “Não tire a máscara, tire o Bolsonaro”, e alguém se sentiu melindrado porque a gente estava “misturando culinária com política”. Em primeiro lugar, não fomos nós que misturamos, já veio misturado. Sempre nos posicionamos e, mais do que nunca, é preciso se posicionar, afinal não há como fazer de conta que não se vê meio milhão de mortes resultantes de uma política genocida. Por isso, neste dia de mobilização, o #19J, resolvemos publicar esta receita de biscoitos com gostinho de impeachment (ou receita para sair do muro). Uma brincadeira temperada com ironia e muita vontade de ver todo o povo vacinado e protegido das políticas de exclusão social.

Quando falamos contra os agrotóxicos que invadem nossas mesas, é política.

Quando dizemos da importância e da qualidade dos produtos da agricultura familiar, é política.

Quando denunciamos os ultraprocessados que “nutrem” verdadeiras epidemias de problemas cardio circulatórios, obesidade e hipertensão, é política.

Quando defendemos comida de verdade, resgate de cardápios com raízes culturais e tradicionais, é política.

 

Quando não nos conformamos com os bilhões de reais doados na forma de isenção fiscal ao agronegócio enquanto metade da população brasileira está em insegurança alimentar, sabendo que isso significa milhões de pessoas passando fome, é política.

Não há como separar nada, porque em cada refeição nossos pratos são cheios de sociologia, economia, história e até pitadas de filosofia. Tudo saído de um caldeirão mexido pela colher da política.fora bolsonaro

Impeachment já

E como estamos ao lado da agricultura familiar que está sendo sabotada, como somos contra os agrotóxicos que são liberados no atacado, como somos a favor de que todos tenham acesso a todas as refeições diárias, como somos a favor da ciência, como admiramos e defendemos os povos originários que estão sendo massacrados, como combatemos todos os preconceitos, sabemos que é inadiável acabar com este governo.

Não podemos fechar os olhos à fome que se espalha em velocidade enorme pelo país, enquanto discutimos receitas bacanas. Não podemos ignorar que o governo nega amparo social  e oferece a opção entre a morte de fome ou a morte pelo vírus.

O movimento #19J é um grito de milhões por vacinas, contra o negacionismo, em defesa da vida e pelo fim desse governo.

Por isso, com muito orgulho, apresentamos a receita dos biscoitos em que carimbamos um Fora Bolsonaro ou um Fora Bozo.

Receita do biscoito

Esta é uma receita básica de biscoito amanteigado temperado com castanha do Brasil, ou a chamada castanha do Pará, pra lembrar da Amazônia que está sendo violentada e destruída.

  • 1 ovo
  • 1 xícara de açúcar
  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1 xícara de farinha de castanha (você pode processar a castanha no processador ou bater no liquidificador até fazer uma farinha.
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • pitada de sal
  • ½ colher de chá de fermento
  • 1 colher (de chá) de essência de  baunilha

Modo de fazer

Numa tigela misture os secos: coloque a farinha de trigo, a farinha de castanha, a pitada de sal e o fermento. 

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata por 2 ou 3 minutos até  fazer uma mistura homogênea. Acrescente o ovo e bata mais um pouco. Incorpore a baunilha.

Aos poucos acrescente metade da mistura dos secos. Finalize a mistura com as mãos, incorporando o restante das farinhas. Leve a massa para uma bancada e misture bem até a massa ficar lisa. Se for necessário, acrescente um pouco mais de farinha. A massa desgruda totalmente das mãos e fica bem lisa.

Por fim, faça uma bola e coloque num recipiente fechado e leve à geladeira por uma hora.

Depois trabalhe com a massa em pequenos pedaços. Leve para uma bancada polvilhada com farinha e abra a massa com um rolo. Ela não deve ficar muito fina, aproximadamente 2 cm. Use o cortador que você mais gosta e faça o formato do seu biscoito. Caso não tenha cortador, use a borda de um copo, ou corte quadrados com uma faca afiada. Pra escrever você precisará de letrinhas que formam um carimbo… Essa é a coisa menos prática. 

Depois é só levar para assar em forno já aquecido a 180º C por aproximadamente 20 minutos.

Lembre-se, biscoitos assam rápido e, se a massa não ficar bem nivelada, uns assam mais rápido que outros, por isso olhe constantemente a maravilhosidade que você está assando no forno.

Depois é só deixar esfriar e se deliciar.

SIGA-NOS NO PINTEREST E SALVE SUAS RECEITAS PREFERIDAS

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui