Adriano Sachweh – Cerveja

adriano sachweb cerveja

Graduado em Letras Português e pós-graduado em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR. Trabalhou durante duas décadas no ramo editorial, até que o gosto pela cerveja o levou ao estudo e à profissionalização. Agora, é cervejeiro na Cervejaria Kairós, de Florianópolis-SC.

“Ao Vencedor, as Batatas.”

Quando meu pai se metia a cozinhar, todo e qualquer paradigma culinário era posto à prova. O velho ousava. Nem sempre a intuição dele era certeira, sejamos justos. Mas, na ampla maioria das vezes, a cozinha freestyle do Seu Luiz deixava todo mundo impressionado. O velho mandava bem.Já quanto às bebidas, Seu Luiz era um conservador. Dizia que bebida para ele era vodca. “Vódega”, no correto dizer de um nascido em Canoinhas-SC. Porém, ciente de que esta e as outras branquinhas o levavam muito rapidamente a patamares pouco …

Leia mais

Clássico É Treta e Vice-Versa

Uma recomendação básica de qualquer curso de degustação de cervejas é:- Se você estiver em Colônia, não peça uma Altbier!Ou o respectivo vice-versa:- Se você estiver em Dusseldorf, não peça uma Kölsch!É claro que se trata de uma recomendação muito importante para o caso de você querer e poder estar em uma dessas duas cidades da Alemanha, mas isso aí eu vou deixar contigo.As duas cidades do oeste alemão, ali mais perto da Bélgica e da Holanda, têm uma treta histórica baseada em suas cervejas locais. Em Colônia, quase …

Leia mais

Contando história

Cerveja pede contação de história. Não tem jeito. A gente pode tratar a sério, tecnicamente, sobre o que está no prato e o que pôr no copo, e é bem legal fazer isso! Só que nada harmoniza melhor com cerveja do que a conversa.Mesmo a cervejinha em momento solo suscita autorreflexão, às vezes uma análise crítica do personagem da série ou um esporro no comentarista do jogo.Cerveja puxa assunto.- Boa, né?- Ahã, mas prefiro aquela outra.- Também prefiro, mas aqui não tem.- Tomei dela esses …

Leia mais