Receita de brigadeiro passo a passo

Brigadeiro-chocolate

Já fiz brigadeiro tantas vezes, que perdi as contas. Este é um doce que fazemos pra comer de colher, numa sobremesa mais informal. Pra ver um filme em dias frios, pra servir em festas de aniversário. Pra gente, parece tão simples que passa despercebido. Outro dia me dei conta que nunca fiz um post dedicado somente a ele. Com a dedicação que ele merece. Pra compensar esta falha, hoje temos receita de brigadeiro passo a passo.

O brigadeiro tem a alcunha de ser o docinho tipicamente brasileiro. O doce preferido. Praticamente não existe festa infantil sem ele. Quem passou a infância sem esta memória? Mas é bom lembrar que os adultos também o veneram.

O que importa para ser um bom brigadeiro

Brigadeiro-chocolate

Teve uma época que o grande lance era fazer brigadeiro gourmet, que nada mais era que investir num bom chocolate para ressaltar o sabor do doce. Deixando estas bobagens de gourmetização de lado, o que importa pra fazer um bom brigadeiro é um bom leite condensado (aqui tem até receita pra você fazer o seu), manteiga e um ótimo chocolate. Pode ser cacau em pó? Pode ser, também ficará bom. A diferença é que com chocolate em gotas haverá mais gordura de cacau e ele ficará ainda mais acetinado e cremoso. Bom chocolate é aquele que tem um bom percentual de gordura de cacau, e não gordura hidrogenada, pouco açúcar e poucos daqueles ingredientes químicos que a gente nem sabe o que é. É fundamental ler o rótulo.

A cobertura ou o chocolate granulado, também são importantes. As marcas vendidas em supermercados, praticamente todas, usam como base o amido de milho ou farinhas transgênicas. Fique atento ao T no triângulo amarelo, presente nas embalagens. Quanto melhor o chocolate, melhor o resultado. O doce não ressecará tão facilmente e vai compor com o gosto bom do docinho. Na boa, não adianta gastar pra fazer um brigadeiro com bom chocolate e usar um granulado com chocolate ruim.

Receita passo a passo

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • 100 g de chocolate de boa qualidade – gosto de usar pelo menos 50% de cacau

Leve ao fogo brando, numa panela de fundo grosso, o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Mexa sem parar até dar o ponto de brigadeiro. É importante mexer para que toda mistura passe pelo fundo da panela. A medida que vai cozinhando o chocolate vai engrossando e vai descolando do fundo da panela. Quando solta da penela mexa um pouco mais e está pronto. Passe o chocolate para uma tigela rasa, ou prato, untado com manteiga para esfriar. Depois de frio é só fazer as bolinhas. Normalmente não gruda na mão, mas para evitar problemas pode passar um pouquinho de manteiga na mão também. use uma colher de chá para fazer a medida e depois de fazer as bolinhas passe-as no chocolate granulado e coloque nas forminhas.

Caso você prefira fazer brigadeiro de colher e queira ele um pouco mais cremoso é só acrescentar uma colher de creme de leite fresco.

brigadeiro-chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *