Receitas não são só receitas. Por trás delas há uma história, um caminho que nos levou a ela. Histórias afetivas como a que nos apresentou o vinagrete de banana. E o cenário desta história não é nada menos do que um paraíso encravado no litoral catarinense: a Guarda do Embaú.
Fazia muitos anos que não encontrava a Fernanda, mais conhecida no cyber-mundo gastronômico como Dadivosa. Ela foi minha aluna de jornalismo na UFSC, depois partiu pro mundo e perdemos o contato. Na internet, falando de comida nos reencontramos. Numa passagem dela por Floripa para visitar a família nos intimou a uma visita na casa de praia.
Um dia memorável, com a simpatia da família e o sabor de um reencontro. Para a Soninha foi a primeira vez que viu “ao vivo” a Fernanda.
Num dia de verão fomos recepcionados ao melhor estilo com uma maravilhosa anchova na brasa. Mas ao lado do peixe apareceu o maravilhoso e surpreendente vinagrete de banana. Um acompanhamento perfeito.
Ingredientes do vinagrete
Enquanto a conversa corria animada e o peixe assava, vi que a Fernanda separou:
- 3 bananas prata
- um limão
- uma cebola roxa
- uma pimenta dedo-de-moça
- salsinha
- sal
Custei a entender o que aconteceria, mas vi que a banana foi cortada em cubinhos, que a cebola também foi bem picadinha, a pimenta também ficou em pedacinhos, mas sem as sementes e as “partes brancas” que carregam muito o ardor.
Numa tigela a Dadivosa colocou as bananas e logo espremeu um pouco do limão, para que a banana não ficasse preta, ou oxidada, para quem gosta de palavras bonitas.
Depois juntou o resto, incluindo a salsinha e misturou bem.
Minha curiosidade pelo gosto só foi satisfeita depois de que o vinagrete descansou uns 20 minutos na geladeira.
Sabor demais
O sabor do vinagrete é surpreendente, cheio de contrastes que vão do adocicado da banana ao picante da pimenta, passando pelo frescor do limão e o toque ácido cebola. Uma festa para o paladar.
Não há dúvida que a companhia ideal do vinagrete de banana é um pescado. Mas, cá pra nós, ela fica bom com carnes e frangos sem nenhum problema.
Aqui uma receita de peixe que combinaria bem com o vinagrete de banana.