Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa sem graça? Pois então você precisa redimensionar o seu conceito. Hoje temos uma salada que vale uma refeição completa. Não perca esta salada de repolho, beterraba e arroz.
Além de tudo é uma salada intensa na cor. Quem não ilumina o seu dia com um pink desses na hora de comer?
Pra nós, uma boa salada precisa ter diferentes texturas, um bom molho, muitos sabores e, claro, beleza. Pensando nisso, junte ingredientes poderosos, crus ou cozidos (gostamos dos assados).
Esta mistura inusitada, linda e nutricionalmente uma refeição completa eu achei aqui. Ela me inspirou muito. Passei dias imaginando os sabores e pensando como ia fazer. Com todos os ingredientes à mão, troquei o creme de leite do molho por um de castanha de caju. Foi só alegria!
Outra coisa importante é pensar na proporção, como tudo na vida. É difícil dar uma receita exata de salada. Existe um conjunto que precisa ser pensado de acordo com o gosto pessoal. Você gosta mais de repolho? Capricha nele. Você gosta da doçura terrosa da beterraba? Se joga.
O arroz nesta salada não é pra ser soltinho. O ideal é o arroz jasmim, que traz um sabor especial (como não tínhamos, usamos o arroz branco).
O molho vai juntar todo mundo, como a música numa festa. A alegria desta salada é que ela é molhada e com a riqueza do crocante do repolho e das nozes.
Segue uma lista de quantidades sugeridas pela autora e que serve de referência pra uma composição. Lembre-se: vários elementos juntos formam um montão. Essas medidas rendem uma salda bem farta.
Salada de repolho, beterraba e arroz
– 3 beterrabas médias assadas e seu suco (depois de assadas elas soltam seus sucos)
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 1 + 1/4 colheres de chá de sal
– 1 xícara de arroz jasmim cozido
– 1 xícara de repolho roxo bem picadinho
– 1/2 xícara de nozes torradas, picadas grosseiramente
– 1/3 xícara de salsa fresca picada
– suco de um limão
– 1/2 xícara de creme de leite (usamos molho de castanha de caju para uma versão vagana)
– 1 1/2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
– 1 dente de alho picado
– 1/2 colher de chá de mostarda dijon
Modo de fazer
Antes de tudo, coloque as beterrabas para assar. Corte as extremidades regue com um fio de azeite, poquinho de sal e galhinhos de tomilho fresco (opcional). Embrulhe em papel alumínio coloque numa refratária e leve ao forno prá aquecido em 180C. Leva uns 40 minutos.
Depois de assadas, deixe esfriar, reserve o suco, tire a pele, que estará soltinha, e corte em quadradinhos.
Enquanto isso cozinhe o arroz e deixe ele reservado. Corte o repolho em tirinhas. Pique a salsinha. Asse as nozes (podem ser tostadas numa frigideira, mesmo). Pra elas ficarem ainda mais gostosas, regue com um fio de azeite.
Aqui tem mais uma salada super gostosa.
Salve as suas receitas preferidas no Pinterest e siga-nos nas redes.