Sopa de cebola

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

SopaCebola-5

É inverno. E uma quarta-feira de frio e chuva clama por uma sopa. A opção foi a maravilhosa sopa de cebola da tradição francesa. Mas o ingrediente principal é local: as cebolas de Urubui, da Serra Catarinense produzidas pela família da Audrey, que nos presenteou com uma sacola desta gostosura.

Antes de tudo uma festa no caldeirão para preparar um caldo forte e saboroso. Primeiro, pedaços de músculo cortados em cubos são selados rapidamente antes de ganhar companhia de uma séria de vegetais cortados grosseiramente: uma cenoura média (incluindo os seus ramos verdes), uma cebola pequena, três dentes de alho, um tomate, ramos de salsinha, cebolinha, uma folha de louro. Também juntamos grãos de pimenta preta, coentro, mostarda e uma colher de cominho moído.

A água que entra para fazer o caldo deve ser fria, para que os vegetais não sofram um choque térmico de calor. Assim eles vão soltar os sabores e nutrientes aos poucos deixando o caldo como deve ser.SopaCebola

A sopa

Com o caldo pronto vamos à sopa propriamente dita. Numa panela ampla refogamos em manteiga (não economize na manteiga que ela vai ajudar na textura da sopa) duas cebolas grande cortadas em fatias finas. Deixamos a cebola ficar dourada, bem dourada. Aí duas colheres de farinha de trigo entram para dar uma torradinha junto com a cebola.

A mágica começa quando vamos adicionando o caldo coado aos poucos, diluindo a farinha, envolvendo as cebolas. Quando tivermos mais caldo que cebola a sopa estará no ponto. A seu critério pode-se adicionar um bom punhado de salsinha picada para incrementar com ferro e perfume a sopa.SopaCebola-2

Para finalizar sirva a sopa numa tigelinha refratária e coloque no centro uma fatia de pão coberta de queijo (pode ser parmesão, emental ou raclete que usamos neste caso). Leve ao forno para gratinar até o queijo derreter.

Nada mais a declarar, para não cair na tentação da ostentação.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*