Torta de chocolate sem glúten

bolo-chocolate-sem-farinha- sobremesa-desert

A torta de chocolate sem glúten é uma receita que vai entrar nos clássicos da nossa família. Nada como uma boa receita com chocolate pra fazer a vida mais gostosa e fazer bonito quando você recebe alguém.

Adoro descobrir receitas novas. Às vezes nossas visitas são cobaias destes experimentos. Na maioria das vezes o resultado é bom, o que garante que não espantemos os amigos.

Esta receita foi publicada por Patrícia Ferraz, no caderno Paladar. Foi uma achado. Segundo Patrícia, é uma receita italiana. O nome do bolo é “torta rainha Montenegro, em homenagem a Elena del Montenegro, mulher do rei Vittorio Emanuele III. Mas é mais conhecida pelo apelido de la tenerina, que quer dizer a maciazinha.”

A aparência não faz jus ao sabor. Logicamente que o uso de um bom chocolate é definidor. É um doce leve, mas intenso. Ideal para companhar um cafezinho ou ainda para ser servido como sobremesa. Chocólatras, cuidado: é irresistível. Dificilmente você consegue comer apenas um pedaço.

Bora fazer?

Ingredientes

  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 70g e 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 120g de chocolate amargo (70%)
  • 2 ovos grandes (claras e gemas separadas)
  • Lâminas de amêndoas para decorar
chocolate  torta bolo sem farinha

Modo de fazer a receita

Na tigela da batedeira coloque a manteiga e 60g de açúcar e bata (com a raquete) até formar uma pasta cremosa e macia. Adicione as gemas, uma a uma, batendo. Junte o amido de milho e misture para incorporar.

Transfira o creme para uma vasilha grande.  Derreta o chocolate em banho maria e misture ao creme, mexendo bem. 

Lave o bowl da batedeira, troque a pá pelo globo e bata as claras em neve até atingir picos firmes. Adicione 10g do açúcar e termine de bater.

Delicadamente, sem bater, misture as claras em neve ao creme de chocolate até obter uma mistura de cor e textura homogêneas. 

Unte uma forma de bordas baixas e fundo removível – de 21 cm – e, por fora, forre com papel alumínio.

Preaqueça o forno a 180ºC por aproximadamente 10 minutos antes de assar a torta.

Asse a torta por aproximadamente 20 minutos: vá checando a textura a partir dos 18 minutos e não deixe passar dos 20.

Espere esfriar, desenforme e polvilhe o açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira. Salpique as lascas de amêndoa.

Esta torta é fácil de fazer, basta seguir o passo a passo. O preparo não tem segredo, só não pode assar muito para não endurecer. 

torta-Chocolate-sem-farinha

VEJA MAIS RECEITAS SEM GLÚTEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *