Calabresa acebolada com pimentões e flambada com cachaça

linguiça-calabresa-flambada

Pode ser como aperitivo, tira-gosto, acompanhamento ou até prato principal. Linguiça calabresa acebolada com pimentões e flambada com cachaça fará sucesso em qualquer ocasião. Dá para servir como entrada de uma refeição, como parte de um churrasco… Acompanhada de um pãozinho fresco, então, é só alegria!

É um clássico da comida de boteco. Dos bons botecos, pelo menos.

Os ingredientes são pouco e o preparo muito fácil.

Uma questão básica é encontrar uma boa linguiça calabresa. As artesanais são as melhores e geralmente se encontra nos bons açougues ou feiras de produtores. As de supermercado, das marcas mais conhecidas, estão sendo feitas com ingredientes derivados de soja e milho transgênicos, o que sempre é bom evitar.

Ingredientes

– Linguiça calabresa

– Uma cebola grande

– ½ pimentão vermelho

– ½ pimentão amarelo

– ½ copo de cachaça de boa qualidade

Esta quantidade serve bem 3 ou 4 pessoas como entrada. Aumentar ou diminuir as quantidades e proporções é escolha de cada um.

Como preparar

A primeira coisa é retirar a pele da linguiça. Há quem goste de deixar, sem problemas. Só achamos que o resultado fica mais legal sem a pele.

Depois se corta as linguiças em rodelas finas. Grossa de mais ficam deselegantes no final.

As cebolas e pimentões cortamos em quadrados.

Utilize uma frigideira de fundo grosso, que concentre calor. Deixe-a ficar bem quente antes de colocar as linguiças e mexer vez que outra para que dourem em todos os lados. Mais ou menos tostada é a gosto do freguês. O importante é que ela solte sua gordura e se refestele nela até ficar linda.

Aliás, se soltar muita gordura (vai depender da linguiça) é bom retirar o excesso e deixar apenas o suficiente para refogar rapidamente a cebola e o pimentão, o que só ocorre depois da linguiça estar no ponto. Os legumes não devem cozinhar muito. Basta que levem um “susto” do calor, mas que se mantenham um pouco crocantes.

Flambando

O gran finale é a flambada. A cachaça vai ligar os sabores e deixar seu gostinho marcado. Basta virar o copo sobre as linguiças e, com cuidado e arte, inclinar levemente a borda da frigideira em direção ao fogo. Vai levantar chama e eliminar o álcool. Quando o fogaréu baixar, uma mexida geral e pronto.

A festa pode começar!

Se você adora um sanduíche com linguiça, não perca este aqui.

linguica- calabresa-flambada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *