Salada de vagem com batata, cebola, tomate e ovo

0

salada

A salada de hoje é daquelas fáceis de fazer e que aproveita os ingredientes da estação, o que torna fácil de tê-los em casa. Uma salada que é uma refeição completa no prato: salada de vagem com batata, cebola, tomate e ovo.

Neste mês recebemos na nossa cesta de produtos orgânicos muita vagem. Ela é uma leguminosa da família do feijão que fica super gostosa cozida e refogada com azeite e cebola. Fica deliciosa também numa salada Niçoise. Aqui temos uma versão. A receita de hoje é um pouco parecida com isso.

O processo foi o branqueamento das vagens, que logo em seguida se juntaram aos outros ingredientes e ganharam um molho básico de vinagre, azeite e sal.

Ingredientes

A proporção desta salada pode variar com o seu gosto. Nós usamos para uma salada farta pra dois:

  • 500g de vagens branqueadas
  • 3 batatas médias cozidas
  • 1 cebola (melhor se for roxa, mas usamos uma cebola branca mesmo) finamente fatiada
  • dois tomates cortados em pedaços grandes
  • Azeite e vinagre (usamos um vinagre de framboesas)
  • sal e pimenta moída na hora
  • 1 ovo cozido por 6-7 minutos para ter a gema ainda mole. Se quiser coloque mais ovos.

Branqueamento das vagens

Branquear um alimento é uma técnica de cozinha que nos ajuda muito no cotidiano. Na prática é um cozimento rápido em água quente (tipo escaldar o alimento), e que finaliza com um choque térmico, com água gelada, que interrompe o processo.

Numa panela colocamos água para ferver. Quando a água ferveu colocamos as vagens, sem as pontas e cortadas pela matade. Elas ficaram ali por aproximadamente cinco minutos. Em seguida foram escorridas e colocadas numa tigela com água gelada e gelo.

Esse processo deixa as vagens bem verdinhas e ainda crocantes.

Cozinhando as batatas

Numa panela coloque as batatas para cozinhar com a casca em água e uma pitada de sal.

Quando estiverem cozidas, deixe esfriar um pouco e retire as cascas. Corte-as em pedaços. Reserve.

Salada de vagem com batata, cebola, tomate e ovoFatiando as cebolas

Corte a cebola ao meio, retire as cascas e fatie finamente. Coloque-a numa tigelinha e lave em água fria. Caso queira tirar um pouco a intensidade do sabor da cebola escalde-a com um pouco de água quente.

O ovo

Leve uma panela ao fogo com água suficiente para cobrir o ovo. Deixe ferver. Quando estiver fervendo coloque o ovo, que deve estar em temperatura ambiente, e cronometre seis minutos. Se preferir a gema um pouco mais firme deixe 7 minutos. Em seguida retire o ovo da água quente coloque na água fria para parar o cozimento.

O molho

Usamos azeite e vinagre de framboesa na proporção de 6 colheres (sopa) de azeite para 2 colheres (sopa) de vinagre. Coloque tudo numa tigelinha, tempere com sal e pimenta moída na hora e mexa com uma colherinha até que os líquidos se misturem.

Montando a salada

Coloque todos os ingredientes, menos o ovo, numa tigela e derrame sobre eles o molho. Mexa com cuidado para que os sabores se misturem. Por fim, disponha a salada numa travessa e finalize com os pedaços do ovo.

Uma salada gostosa e refrescante com os ingredientes da primavera/verão. Não ficou linda?

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Salada de vagem com batata, cebola, tomate e ovo

 

Salada vagens

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui