Bolo especial

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly

Chegamos ao fim do ano e, mesmo sem querer, entramos numa rotina mais acelerada, com menos tempo pra algumas coisas. Continuamos cozinhando mas tem várias comidinhas que ainda não conseguimos publicar… Uma delas é este bolo que ficou super gostoso. Ele é enriquecido com nozes, avelãs e chocolate em gotas… receitinha básica do Jamie Oliver adaptada para um café de fim de domingo.

Na receita original ele é recheado com um purê de castanhas e tem cobertura de creme de leite. Simplifiquei. Mas admito que comê-lo com um pouquinho de creme de leite intensifica os sabores.

Bolo de nozes, avelãs e chocolate

200 g de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

250 g de açúcar dourado (usei açúcar demerara e um pouco de açúcar mascavo)

4 ovos grandes

100 ml de creme de leite

100 g de nozes quebradas

100 g de avelãs

50 g de chocolate amargo (usei gotas de chocolate 70% de cacau)

Preaqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de bolo com manteiga em temperatura ambiente (se quiser rechear o bolo use uma forma redonda de 22cm , eu fiz numa forma com furo no meio.)

Coloque a castanha, as nozes e o chocolate no processador e bata por uns 10 segundos, ou até obter uma mistura macia mas com alguns pedacinhos. Na receita original a indicação é para continuar a fazer o bolo no processador acrescentando os outros ingredientes e batendo. Eu passei a mistura para uma tigela e continuei a fazer o bolo mexendo com um fouet.

Acrescentei a mistura de nozes e chocolate: a farinha, peneirada, e o açúcar. Adicionei os ovos, um por vez e por fim o creme de leite. Bata só até misturar tudo, não mais que isso.

Passe a mistura às colheradas para a assadeira untada e leve ao forno por aproximadamente 35 min, ou até fazer o teste do palito e ele sair seco.

 

2 Comments

  1. Sonia e Gastão:
    queria lhes dizer que gosto muito de suas postagens, pois elas são atualizadas em meu email.
    Se os mencionei em meu blog, é porque gosto de tudo isso aqui!
    A ‘pink lemonade’ a qual coloquei a receita de vcs, faz o maior sucesso aqui em casa, pois além de ficar muito saborosa, foi a receita que mais me empolgou nas muitas que pesquisei. Quando pensei em fazê-la, não me lembrava de onde a tinha visto, e aí a pesquisa no google me refrescou a memória – e a limonada refrescou o nosso calor!
    Parabéns a vcs 2 por tudo de bom que vejo por aqui!
    Saudações!

  2. Também prefiro os bolos assim simples, sem recheios nem coberturas. E claro, já anotei a receita-maravilha 🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*