Pudim de pão ou Traditional english bread and butter pudding croissants

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Depois de ver o show do Paul MacCartney o entusiasmo e a sensação boa do show permaneceram por alguns dias. Tomados por esse clima inglês e aproveitando que a temperatura caiu, relembramos uma sobremesa que adoro, mas que por ser bem calórica, faço só de vez em quando. Aprendi num programa de TV, faz algum tempo. Lá ele era apresentado como o Traditional english bread and butter pudding. O bom e antigo pudim de pão, conhecido mundo afora. Cada lugar dá um toque novo à receita, fazendo-a tradicional em diferentes regiões ou cidades.

O bacana é que o pudim de pão, nesta receita, ganha uma repaginada com a utilização de croissants, tornando-se uma sobremesa bem elegante e gostosíssima, embora bem calórica.

Ele deve ser comido ainda quentinho, saído do forno.

Receita:

2 xícaras de leite integral

2 xícaras de creme de leite fresco

10 croissants pequenos (se forem grandes acho que 5 são suficientes)

1 xícara de açúcar (usei demerara)

6 ovos batidos

1 colher (chá) baunilha

uvas passas (opcional)

Aqueça o forno a 180º C. Numa panela coloque o creme de leite , o leite e o açúcar. Aqueça em fogo brando até dissolver o açúcar. Reserve.

Numa tigela bata os ovos com um fouet e acrescente a baunilha.  Acrescente a mistura reservada ainda morna, misturando.

Numa refratária untada com manteiga coloque os croissants em pedaços não muito grandes. Despeje sobre ele a mistura líquida. Se gostar pode salpicar com uvas passas. Usei damascos cortados em pedaços pequenos. Deixe descansar por 20 min.

Leve ao forno aquecido por uma hora para assar em banho maria (coloque a refratária dentro de uma forma com água até a metade).

Quando tirar o pudim do forno ele estará crescido e lindamente dourado. Com ele ainda quente pincele um pouco de geleia de damasco. E, prontinho, delicie-se.

Esta receita serve fartamente quatro pessoas.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*