Bolo de maçã francês

0
Bolo-maca-frances-

A descoberta de hoje foi este bolo de maçã francês. Esta é daquelas receitas fáceis e que incorporam frutas pra trazer uma surpresa ao doce.

Queria fazer um bolo gostoso para receber uns amigos queridos que passariam aqui por casa. Aproveitei as maçãs orgânicas que vieram na nossa cesta de produtos da semana pra fazer esta gostosura.

Já fiz aqui bolo de maçã, mas este surpreende por acrescentar rum e colocar as maçãs graúdas e numa quantidade que valoriza a fruta. É como se a massa aninhasse uma porção delas.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo (não coloquei neste, mas vi uma versão deste bolo que acrescentava também farinha de amêndoas. Acho que deve ficar incrível – basta reduzir um pouco da farinha e acrescentar a amêndoa.
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  •  1/4 colher (chá) de sal
  • (1/2 xícara) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • 2/3 xícara de açúcar (usei o açúcar orgânico que mais granulado)
  •  2 ovos grandes
  •  1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de rum escuro
  •  2 maçãs, descascadas, cortadas em cubos não muito pequenos. Quanto mais ácida melhor, contrasta mais
  • Açúcar de confeiteiro (opcional), para decorar bolo
  • amêndoas em lascas para polvilhar sobre o bolo
Bolo-maca-frances

Modo de fazer

Ante de tudo preaqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga uma forma de aproximadamente 20 cm de diâmetro (é um bolo pequeno). Usei uma forma de fundo removível.

Numa tigela pequena misture os secos: a farinha, o fermento e o sal.

Na tigela da batedeira, ou numa tigela para fazer manual, bata a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar até fazer um creme.

Adicione os ovos, um por vez, e batendo para incorporá-los bem. O creme vai aumentando e ficando bem fofo.

Em seguida acrescente o rum e a baunilha. Vá raspando as laterais da tigela para que o creme se misture bem. A massa pode parecer granulada e até um pouco talhada, não se preocupe.

Adicione a misture de farinhas e misture em velocidade baixa até ser incorporada. Fica um creme aveludado. Em seguida acrescente as maças cortadas e mexe com uma espátula.

Coloque a massa na forma já untada e polvilhe com as lascas de amêndoas. Se você gostar, polvilhe também com uma colher de açúcar granulado.

Leve ao forno aquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos, ou até o bolo ficar dourado, fazer o teste do palito e ele sair limpo. Depois de frio fica mais fácil de desenformá-lo.

Usando uma peneira fina, polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Você pode servi-lo com chantilly ou para acompanhar um café da tarde ou chá. Fica leve e delicioso!

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas

bolo-maca-frances

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui