Bolo de uva preta e farofa crocante

0

bolo-uva-farofa crocante

Estamos no outono e, à princípio, já deveríamos ter temperaturas mais amenas. Mas ainda não esquecemos o verão intenso que fez este ano no sul do Brasil. Foram dias de muito calor que tiraram o ânimo de ir para a cozinha. Além do calor, a cidade de Florianópolis, nesta época é quase inviável, por conta do fluxo de turistas e dos engarrafamentos que testam a nossa paciência. Mas, como nem tudo pode ter só o lado ruim, no verão é época da colheita da uva. Santa Catarina, nas regiões mais frias, é uma promissora produtora de uvas e vinhos. O que torna a fruta bem presente por aqui. E foram as uvas fantásticas que nos chegaram numa destas semanas calorentas que nos inspiraram a fazer este bolo que ficou incrível.

CONSUMO RESPONSÁVEL

Mas antes da receita precisamos fazer um parêntese para explicar que estas não eram quaisquer uvas, e sim uvas totalmente livres de veneno e que vieram da agricultura familiar.

Há algum tempo fazemos parte de um projeto chamado Célula de Consumo Responsável. Recebemos semanalmente uma cesta de produtos da estação produzidos sem agrotóxicos, direto dos produtores. Esta experiência nos aproximou ainda mais de um estilo de vida mais simples e mais envolvidos com o que é produzido e consumido aqui em casa. Graças a este projeto pagamos mais barato e o justo aos produtores, já que o produto não passa por atravessadores.

VEJA AQUI VÍDEO DE VISITA AOS PRODUTORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Este processo intensificou nosso modo de pensar a comida, os ingredientes, a maneira como sentamos à mesa. Tudo isso deixou ainda mais forte nossa percepção do quanto a comida é um ato afetivo e político. Não há comida limpa na mesa dos brasileiros sem que saibamos da importância da agricultura familiar. Não podemos mais nos conformar e não saber a procedência dos alimentos que nos chegam. Não podemos abrir mão da informação.

O Cozinha a Dois nasceu da ideia de inspirar as pessoas a se aventurarem na cozinha. Com todos esses anos de blog no ar, reafirmamos este desejo, mas também achamos que precisamos compartilhar informação, desmistificar ideias sobre comer bem e, sobretudo, demarcar nossa posição de absoluto repúdio à política de destruição do Brasil a partir do incentivo ao uso indiscriminado de agrotóxicos, e pior, da liberação de uma quantidade sem precedentes de venenos que, todos os dias ganham isenções fiscais para envenenar a mesa dos brasileiros. Atualmente produtos proibidos em vários países, foram liberados e são usados sem nenhum controle no nosso país.

Dito isso, voltemos às uvas que nos inspiraram o bolo.

bolo-uva-farofa crocante

A RECEITA DO BOLO DE UVA

Essa receita foi meio que adaptada de outras. Usamos uma receita de bolo amanteigado, juntamos as uvas e fizemos uma farofinha para, dar uma textura crocante depois de assado. Ficou igualmente bom.

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar
  • 100gr de manteiga
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • Pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó para bolo.
  • 1 xícara de uvas
  • Bata a manteiga com açúcar até fazer um creme. Acrescente os ovos, um por vez e bata bem. Coloque a pitada de sal. Ficará um creme fofo. Aos poucos adicione a farinha de trigo, alternando com o leite.
    Por fim, acrescente o fermento em pó.
    Coloque a mistura numa forma untada e enfarinhada.
    Sobre o bolo distribua as uvas.
  • Por fim, faça uma farofinha com um pouco de açúcar, farinha e manteiga. Não usei medidas, mas ela não precisa ser muito doce. Pra arrematar coloquei umas lasquinhas de amêndoas.
    Asse em forno médio por aproximadamente 30 min. Ou até fazer o teste do palito e ele sair sequinho.

Definitivamente esse bolo é um sucesso. Bora fazer bolo?

Temos outros bolos com fruta. Aqui temos limão. Aqui temos laranja.

bolo uva preta farofa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui