Bolo de banana, maçã e aveia

29

Bolo-banana-maça-aveia

Este post é pra falar deste incrível bolo de banana, maçã e aveia. Uma receita que aprendemos nas oficinas culinárias promovidas pelo Departamento de Nutrição, Grupo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (nuppre), Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável (Obass), em parceria com o Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf). Todos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Lugar onde pessoas trabalham, estudam, fazem pesquisa e extensão para ensinar às pessoas que a sua alimentação pode ser melhorada.

Já falamos muito por aqui sobre alimentos orgânicos, alimentos ultra processados e o propósito destrutivo do governo brasileiro, que se empenha todos os dias para envenenar mais os alimentos que chegam à nossa mesa. Mas, neste mundão que é o Brasil, e bem pertinho da gente, boas iniciativas acontecem e precisam ser compartilhadas.

Células de Consumo responsável e parceria com o curso de Nutrição da UFSC

Para nossa alegria e saúde, fazemos parte das células de consumo responsável, o que nos permite comprar alimentos orgânicos, direto dos produtores.

A partir deste projeto, foi criada uma parceria com o Departamento de Nutrição da UFSC. Ela se desdobrou numa oficina organizada em três encontros. Neles cozinhamos receitas preparadas somente com produtos que fazem parte das cestas, com aproveitamento total. Usamos muitas farinhas integrais, talos, folhas, frutas, vegetais, PANCs e muita criatividade.

As oficinas nos propiciaram, além de muitas receitas incríveis, a oportunidade de convivermos e pensarmos sobre o que comemos. A comida como afeto e como ato político. Não comemos só pra encher a barriga, não é mesmo?

Precisamos pensar sobre o que entra na nossa casa, mas também como este alimento foi produzido. Como vivem estes produtores; como eles fazem para permanecer no campo e plantar sem uso de venenos. São os pequenos produtores, da agricultura familiar, que abastecem os brasileiros. E são eles os primeiros a  serem esquecidos pelos governos autoritários, como o atual, que governa para privilegiar e dar isenções fiscais aos grandes produtores, latifundiários de monoculturas.

Por isso, o bolo desta receita não é apenas um bolo, mas um manisfesto de alegria, afeto e defesa das universidades públicas e gratuitas, geradoras de conhecimento e de pesquisa  e dos agricultores familiares.

Temos um podcast sobre Alimento, Ciência e Agricultura Familiar.

Receita de bolo de banana, maçã e aveiaBolo de banana, maçã e aveia

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de aveia flocos finos
  • 6 bananas
  • 3 maçãs
  • 1/2 xícara de castanha do Pára
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja
  • 3/4 de xícara de uva passa
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó (fermento para bolo)

Descasque a maçã (como usamos maçã orgânica, não descascamos) e corte em cubos pequenos. Reserve. Descasque e amasse as bananas. Misture as frutas e acrescente a canela. Reserve.

Pique as castanhas e faça as raspas de laranja.

Pré-aqueça o forno a 220ºC.

Agora o processo é muito rápido e simples.

Numa tigela coloque a aveia, o açúcar e os ovos e misture bem. Acrescente o óleo. Em seguida acrescente a mistura de frutas. Misture tudo.

Por fim, adicione as passas, as castanhas e o fermento.

Coloque a massa numa forma de furo no meio, untada e enfarinhada.

Leve ao forno já aquecido e asse por aproximadamente 40 minutos. Aí é só fazer o teste do palito. Mas saiba que o bolo não fica totalmente seco. Ele fica um pouco úmido, mas não cru.

É um bolo bem aromático, gostoso e nutritivo.

AQUI temos outro bolo de maçã. E AQUI outro bolo de banana.

Já conhece o nosso Pinterest?

bolo de banana, maçã e aveia

bolo banana maca aveia

29 COMENTÁRIOS

    • Oi, Fabiana.
      Eles vão entrar com a farinha de aveia e o açúcar.
      Numa tigela coloque a aveia, o açúcar e os ovos e misture bem. Acrescente o óleo. Em seguida acrescente a mistura de frutas. Misture tudo.
      Este bolo fica muito bom! Espero que gostes. Bjoss!

  1. Ei fiz esse bolo uma vez acho q perdi uns 500 grs. pois meu intestino ficou otimo acho q emagreci, é muito bom recomendo.

  2. Olá, faço este bolo com estes mesmos ingredientes, exceto o açucar, pois como uso as bananas bem maduras não vejo necessidade de usar açucar porque o bolo já fica doce, no ponto de tomar com um cafezinho feito na hora…rsrsrs

    • Querida Naty, a gente não fala mal do Brasil, a gente denuncia os horrores do que o governo está fazendo com o Brasil. Bolsonaro tem um política deliberada de desmonte da agricultura familiar, de liberação de agrotóxicos e privilégios para ultraprocessados. Aqui no nosso site a gente defende comida de verdade e a cultura alimentar genuinamente brasileira. Sabes porque? Porque a gente ama o Brasil.

      • Eu acredito que Bolsonaro teria até vontade de ter essa agricultura para povo.mas vc ja parou pra pensar que somos 210 milhões nesse imenso BRASIL! EU SOU 3.IDADE.E NA MINHA FAMÍLIA ATE HOJE NOS ALIME NTAMOS CO. O TRADICIONAL FEIJAO&ARROZ.EU PARTICULARMENTE COMO TENHO TIREOIDE DE HASHIMOTO ABOLIR O GLUTEM E LACTOSE FAÇO MUITAS RECEITAS FIT. MAIS INFELISMENTE O O GOVERNO NAO TEM CONDIÇÕES DE ALIMENTAR ESSA IMENSA POPULAÇÃO COM ORGANICOS QUEM SABE QUE SE ACABAR COM OS DESFALQUES ,A CORRUPÇÕES.ETC. chegamos lá!!

        • Ronalda, o governo não precisa alimentar a populaçãpo com orgânicos, mas pode incentivar a agricultura familiar ao invés de destruí-la cortando apoio e financiamento. Também não precisa liberar aghrotóxicos que são proibidos em outros países. A agricultura defendida pelo governo nmão planta comida, planta comódites que são exportadas quase que totalmente para produção de ração animal. Tudo diz respeito ao que o governo pretende e, no caso, é gerar dinheiro para alguns e não comida para muitos.

  3. Já fiz umas 3x e cada vez amo mais. É super aromático, doce na medida, molhadinho do jeito q eu gosto e tem tudo q adoro. Hj coloquei umas raspinhas de gengibre só pra ver como fica. Receita perfeita e deliciosa! Amei pela 4x e já compartilhei com os amigos! mil bjs

  4. Maravilhoso. Rápido, nutritivo, só tem ingredientes bons pra nossa saúde.
    Faço toda semana. Só eu como, tenho ciúmes do bolo. Não dou pra ninguém. ?

  5. Bolo maravilhoso, já muitas vezes e não me canso de fazer aqui em casa, eu só não coloco o açúcar mascavo, não acho necessário, as bananas eu uso as que estão bem maduras, e ao invés de 3/4 eu coloco 1 xícara de uvas passas fica delicioso, obrigado pela receita.

    • Oi Viviane. Nunca fizemos com outra farinha. Mas só amêndoa talvez não não dê liga. Talvez usar metade de amêndoa e metade de farinha de arroz ou fécula de batata. A de mandioca a gente nunca usou, teria que testar.

  6. Cozinha a dois Sônia e Gastão. Comecei a dois meses a tirar o glutem. Domingo encontrei esta receita e estava com muita vontade de fazer.como estava sem as passas, esperei para meu filho trazer. Como foi ontem, acabei de fazer. Adorei a foto já mandei. Bjs e muito obrigada Olivia Guerra

    • Legal Fillipe. O bom é a gente ir achando cada um seu jeito e preferência. É esta a mágica da cozinha. Obrigado pela visita!

  7. Adorei a receita. E parabenizo pelos comentários sobre o atual governo, que, em nenhum instante mostrou qualquer preocupação com os alimentos para os brasileiros e muito menos com os pequenos agricultores.

    • Nunca fizemos com óleo de coco, acreditamos que vá alterar um pouco o sabor, que o coco é bem intenso. A medida seria a mesma, sim.

  8. Óptima receita, fiz com nozes no lugar das tais castanhas do Pará (não sou brasileira) e diminuí a quantidade do açúcar… o bolo é mesmo muito bom, apaixonada.. obrigada ??❤️

  9. Ah costumo temperar com noz moscada, um pouquinho de cravo em pó, e essência de rum. Frutas cristalizadas tb é uma opção. Faço sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui