Pandoro

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Pandoro

No clima do Natal que se aproxima, algumas experiências, mais pela comida e pelo afeto e menos pelo consumo, nos mobilizam. Foi assim que experimentamos a receita do Pandoro. Segundo Paulo Sebbes, no livro Técnicas de padaria, é um pão doce tradicional de Verona, na Itália. É chamado “pão dourado” por causa de sua linda cor amarelada. A dica, segundo o autor, é que quanto mais a massa crescer e voltar a ser amassada mais terá uma consistência macia.

Pandoro

Nosso Pandoro foi amassado várias vezes durante um dia. Ele pode ser enriquecido com um mix de frutos secos. Acho que daria uma boa incrementada, embora seja bem gostoso na sua versão simples.

Como é bem mais fácil de fazer que o panetone, pode ser uma boa alternativa. Para assar o Pandoro existe uma forma especial, que o deixa ainda mais bonito. Com  meia receita fizemos dois Pandoros.

A receita (completa)

1 kg de farinha de trigo

200 gr de água

20 gr de sal

120 gr de fermento fresco

200 gr de manteiga

260 gr de açúcar

160 gr de ovos

50 gr de leite

10 gr de água de flor de laranjeira

10 gr de propionato de cálcio (não usei)

250 gr de mix de frutos secos

Açúcar de confeiteiro para finalizar.

PandoroFaça uma coroa com a farinha. Coloque o sal e o fermento em posições opostas. Adicione o açúcar, o propionato, o ovo, o leite e a água de flor de laranjeira. Misture bem todos os ingredientes, no centro da coroa de farinha. Aos poucos incorpore a água, mexendo até formar uma massa.

Abra um pouco a massa espalhe sobre ela a manteiga não gelada. Trabalhe a massa até que ela seja completamente incorporada. Caso seja necessário acrescente um pouco de farinha até que a massa fique bem lisa e não grude nas mãos.

Coloque a massa num recipiente enfarinhado, cubra e deixe fermentar por duas a três horas. Amasse suavemente e incorpore o mix de frutos secos (caso coloque). Deixe fermentar mais uma vez até dobrar de tamanho. Amasse e repita o processo algumas vezes.

Divida a massa em formas untadas com manteiga deixe fermentar até dobrar o tamanho e asse em forno aquecido a 180º C, por aproximadamente 30 min.

 

One Comment

  1. A luz da primeira foto está de matar de tão linda! (P.S.: DELÍCIA!)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*