Granita de melancia com laranja e limão

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Granita de melancia

Que o calorão deste verão está desolador não é nenhuma novidade. Haja criatividade para fazer coisas leves e refrescantes na cozinha. É verdade que as frutas frescas e geladinhas são ótimas pedidas, mas quem resiste a um sorvete, um picolé ou uma granita? Como gostamos cada vez menos destes produtos industrializados, tentamos fazer em casa alternativas fáceis e gostosas. Dá trabalho? Às vezes mais, às vezes menos. É verdade que suja louça, que tem que dedicar um pouco de tempo e atenção, mas o trabalho é totalmente recompensado pela diferença no sabor e a alegria de saber a natureza do que você está servindo.

Desta vez, optamos por uma receita do livro  A grande cozinha: sorvetes e sorbets. Fizemos uma granita, que nada mais é que uma base de suco de fruta congelada e depois servida raspada ou ralada.

Granita de melancia

Granita

– 1 kg de melancia

– 200 gr de açúcar orgânico (particularmente achei muito doce. Da próxima vez reduzirei pela metade)

– suco de um limão

– suco de seis laranjas

– folhas de hortelã para decorar

Corte a melancia em pedaços e descarte a casca e a parte branca. Passe-a por uma peneira para tirar as sementes e recolha o purê (suco!) numa tigela.

À parte, coloque numa panela os sucos de limão e de laranja, acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo para fazer uma calda. Deixe ferver por uns cinco minutos.

Quando a calda de laranja esfriar junte-a ao suco de melancia misture bem e coloque num recipiente para ir ao freezer por pelo menos por três horas. Detalhe: coloque numa forma razoavelmente rasa. Quanto mais fina a camada de líquido mais rápido vai congelar e facilitará para raspar.

Depois de congelado retire do freezer e raspe a granita com um garfo. Distribua-a em taças, decore com as folhas de hortelã e refresque-se.

 

One Comment

  1. Maria eugenia Antezana Parra says:

    Parece uma delicia, por enquanto, colhi as tangerinas. Comprarei o açúcar demerara e depois de pronto a geleia darei meu veredicto.
    muito obrigada Maria Eugenia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*