Pudim de leite com caqui assado

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Pudim de leite Tem dias que tudo o que a gente quer é momento tranquilo. Um gesto, um doce, um conforto… Existem diversas formas deste momento ganhar forma. Uma das formas da materialização dele por aqui foi um pudim de leite, do mais trivial, do mais conhecido pelos brasileiros. Foi realmente algo que alegrou o paladar.

Pudim de leite

Para dar a ele um toque, aproveitamos uns caquis bonitos que achamos na feira e fizemos eles assados com um pouquinho de açúcar orgânico e licor.

Foi uma boa surpresa. A fruta assada misturou-se com o caramelo e fez um lindo par.

Para o pudim:

– 1 lata de leite condensado

– a mesma medida de leite integral

– 4 ovos inteiros

– algumas gotas de extrato de baunilha (vale o gosto de cada um)

Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Está pronto!

 

Para o caqui assado (receita o livro Jamie viaja, 2011):

– 4 caquis (usei dois) Pode ser feito também com pêssegos ou damascos;

– 4 colheres de açúcar demerara ou mascavo

-100 ml de armagnac (usei licor – Amaretto)

Descasque e divida ao meio os caquis e corte as metades em tiras da  espessura de um dedo e tire o caroço. Ponha a fruta em uma assadeira pequena, polvilhe com o açúcar e regue com a bebida., Balance a assadeira para os pedaços da fruta ficarem embebidos pelo líquido e asse por aproximadamente 20 min. Use a calda que sobrar na assadeira para regar o pudim.

 

Para o caramelo:

-200 g de açúcar (uso um pouco menos, depende se você com muito ou pouco caramelo)

– 100 ml de água

Numa panela de fundo grosso coloque o açúcar e a água. Deixe em fogo médio até o açúcar se dissolver. Aumente o fogo e deixe a mistura ferver e borbulhar. Em minutos o açúcar vai escurecer e assumir uma cor castanho. Tenha atenção para não queimar. Uma boa dica é não mexer, em nenhuma hipótese, o açúcar. Vai dar vontade de fazê-lo, mas não mexa. O açúcar vai derreter. no máximo balance a panela de vez em quando. Outra coisa e tomar cuidado para não queimar-se com o caramelo. Jamais coloque o dedo para experimentar ou coisa do tipo. Quando o caramelo estiver pronto distribua ele em seis ramequins ou numa tigela única.

Depois do caramelo distribua o líquido do pudim. Coloque os potinho numa assadeira, coloque água até cobrir a metade dos potes. Leve ao forno aquecido por aproximadamente 40 minutos. Depois de prontos, tire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por algumas horas. Depois é só desenformar, colocar sobre eles o caqui assado e se deliciar.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*