Madeleines

Minha cozinha ganhou um acessório que há algum tempo eu procurava: forminhas para Madeleines. São forminhas em forma de concha onde se faz o clássico e charmoso bolinho francês eternizado na literatura por Proust, no livro Em busca do tempo perdido:

 Como quando provei a “madeleine”, dissiparam-se quaisquer inquietações com o futuro, quaisquer dúvidas intelectuais.

Para saber um pouco mais desta citação de Proust e da história das Madeleines  veja aqui.

Resolvi, então, testar as forminhas e a receita.

Existem várias receitas de Madeleines. Mas optei por uma clássica, e aqui vale o parêntese para uma historinha. Desde que começamos este blog, conhecemos muita gente. Pessoas que nunca encontramos pessoalmente, mas que hoje parecem muito próximas. Uma destas pessoas foi a Camila Bastos, que um dia me mandou um recado super gentil pelo Facebook, com a receita do bolinho francês.

Requintadas e facílimas de fazer as Madeleines são bolinhos em formato de concha, como disse anteriormente. Certamente não há nenhum problema em fazê-los em outras formas, mas são as conchinhas que lhe conferem o charme e o nome.

Receita:

125 g de manteiga derretida

125 g de açúcar

125 g de farinha de trigo

2 ovos

pitada de sal

1 colher de (chá) de fermento em pó

1 colher (café) de essência de baunilha (usei 2 gotas de extrato de baunilha)

Raspas de casca de uma laranja

Bata os ovos com o açúcar, até formar uma mistura clara e fofa. Acrescente a farinha, a pitada de sal e o fermento peneirados. Bata até incorporá-los. Acrescente a manteiga derretida e as casquinhas de laranja. Deixe descansar por 20 minutos (segundo a Camila, esse é o imprescindível segredo da perfeição). Despeje em forminhas untadas, preenchendo-as até 2/3. Asse por 15 minutos no forno pré-aquecido a 220°C  e desenforme quando ainda estiverem mornas.

Estas Madeleines além de degustadas, também foram um presente de boas vindas para uma amiga que mudou-se recentemente. Nada mais especial que Madeleines para desejar a alguém um doce começo na sua casa nova.

 

4 Comments

  1. que gracinha! estou tb querendo comprar essas forminhas! adorei!

  2. Oi, Soninha!
    Ficaram lindas!! Eu sou apaixonada por Madeleines!
    Essa proximidade que o blog proporciona, é sensacional. Eu adoro o blog de vocês. Dou uma passadinha aqui todos os dias.
    Em novembro estarei em Floripa, quem sabe marcamos um cafezinho?
    Bjs

  3. Soninha!!
    Também sou apaixonada por Madeleines e fui apresentada à elas pela Camila! Que legal essa “proximidade” que as receitas e os blogs nos proporcionam. Conhecer pessoas bacanas como você mesmo que virtualmente! Se rolar o café em novembro também quero!!!!!
    Abraços
    Carine

  4. Camila e Carine,
    Claro que vamos tomar um café em novembro! Quem sabe com Madeleines?
    Obrigada pela receita. Ficaram deliciosas!

    Bjs

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>