Folhado com morangos e doce de leite

Print Friendly

Outro dia recebemos a visita de uma brasileira que atualmente mora na Inglaterra. Numa passagem rápida pelo Brasil veio jantar aqui em casa. No seu doutorado ela juntou assuntos que fazem uma mistura super interessante: geografia e comida, num estudo etnográfico com imigrantes em Londres.

Depois de entrecot, batatas assadas, creme de espinafre e muita conversa harmonizada com um bom vinho, servi a sobremesa.

Queria sabores suaves e algo prático. Investi na mistura de texturas como a do creme e o crocante. Optei então pelo morango, o doce de leite o chantilly e a massa filo (comprada pronta, claro!)

Primeiro cortei retângulos da massa filo, coloquei numa forma, e passei uma camada fina de manteiga derretida com um pincel. Dá para fazer com uma folha apenas ou colocar outras camada do mesmo tamanho, intercalando  com a manteiga para criar camadas quando a massa cresce no forno. Antes de colocar no forno pode polvilhar um pouquinho de açúcar sobre cada retângulo.

Depois da massa dourada e crocante retire do forno e reserve. Enquanto esfria bata o creme de leite com um pouquinho de açúcar de confeiteiro (usei 200g de creme de leite para 1 colher de sopa de açúcar) para fazer o creme chantilly. Basta misturar o creme de leite fresco com o açúcar e bater por poucos minutos até a mistura ficar firme.

Para servir:

Coloquei uma camada da massa crocante, cobri com doce de leite em seguida os morangos laminados. Mais uma camada de massa, uma porção de creme chantilly, mais morangos. Mais uma camada de massa. Por fim açúcar de confeiteiro polvilhado sobre tudo.

Uma finalização gostosa para uma noite agradável.

 

3 Comments

  1. Hummm…….. que cara boa dessa sobremesa!!
    Como sempre, fotos lindas e receitas de dar água na boca!!
    Queridos tenho uma dúvida e não sei se podem me responder, mas lá vai!!
    O chantilly de creme de leite só dá certo se feito com o creme de leite fresco? Pois, já tentei fazer com o creme de leite de latinha algumas vezes e nunca dá certo.
    Grande beijo!!

    • Oi, Ethienne.
      Sim, pra fazer o chantilly tem que ser o creme de leite fresco, ou a nata. O chantilly é o creme fresco emulsionado, por conta da gordura. É o ponto do creme um pouco antes dele se transformar em manteiga. Outro detalhe é que o creme de leite deve estar bem gelado. Em dias muitos quentes coloco até os batedores (da batedeira ou fouet) no congelador um pouco antes. É fácil de fazer mas bem delicado. Boa sorte pra vc. Abraços!

  2. Ethienne says:

    Muito obrigada Soninha!!
    Vou comprar o creme de leite fresco e testar.
    Grande beijo!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>