E para receber a Josi Vill do Uma Ponte para Londres, um receptivo para brasileiros na terra da rainha, acabamos oferecendo uma sobremesa bem britânica: torta Banoffe – torta de banana com doce de leite e chantilly. Dizem a lenda e a literatura, que a receita foi criada no The Hungry Monk Restaurant, em 1974, recente até. Mas sua simplicidade e gostosura fez ela virar um clássico da confeitaria, ganhando versões assinadas por chefs famosos. O restaurante “monge faminto” não existe mais. Mas a torta se imortalizou.
Na verdade é tudo muito simples: uma massa a base de biscoito, banana, doce de leite e chantilly. Banoffe é banana com doce de leite e chantilly!
Ingredientes
- 300g de bolacha maisena
- 150g de manteiga sem sal
- Recheio
- 1xícara (medida) de doce de leite de boa qualidade – suficiente para cobrir fartamente o fundo da torta
- 2 a 3 bananas nanicas fatiadas em rodelas
- 300 ml de creme de leite fresco
- 40g de açúcar
- Raspas de chocolate amargo
Como fazer
Para fazer o chantilly
Coloque o creme de leite bem gelado (se puder coloque o creme de leite na tigela onde vcs vai fazer o creme e leve para gelar na geladeira. Bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantilly. Este processo é rápido. O creme começa a engrossar e em seguida fica bem espesso.
Montando a banoffe
Comece com o doce de leite. Espalhe por todo o fundo. Em seguida cubra com as banana cortadas em rodelas. Depois que corto as bananas, ainda antes de colocar na torta, gosto de pingar umas gotas de limão pra que ela não escureça.
Por fim, coloque o chantilly. Polvilhe com chocolate.
Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Consegue resistir? Eis a Torta Banoffe – banana com doce de leite e chantilly.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.