Risoto de cevadinha com alcachofras e hortelã

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Há dias estava com vontade de testar uma receita que me deixou muito curiosa: risoto de cevadinha com alcachofra e hortelã. Uma combinação sofisticada mas pouco convencional. A cevadinha é a cevada triturada, usada normalmente para sopa. A cevada, por sua vez é um dos cereais mais antigos que se tem conhecimento, rico em fibras e vitaminas.

Pois bem, consegui uma cevadinha com grão super bonito, encontrei – coisa difícil de achar por aqui, fundos de alcachofra em conserva, e um queijo pecorino delicioso. Com os ingredientes principais em mãos, foi só fazer o risoto.

Destaco que, mesmo sendo chamado de risoto, este é um prato de cozinha vegetariana. Por conta disso a textura do risoto será bem diferente daquele feito com  arroz arborio. É mais pesado e você precisa mastigar bem mais… A mistura de sabores é fantástica. O toque final com hortelã picada trouxe um elemento surpresa e uma ” alegria” ao prato. Para quem não é muito próximo de uma comida mais integral, vale usar o conceito e os ingredientes para experimentar com o um riso específico. Ainda não fizemos isso, mas acredito que o resultado será surpreendente.

Fiz metade da receita e rendeu suficiente para quatro pessoas.

Risoto de cevadinha com alcachofra e menta ao creme de leite e pecorino (Chefs Oghan Teixeira e Paulo Neves – da Ghee Banqueteria)

400 g de cevadinha

1 l de água

1 cebola (pequena) picada

200 g de coração de alcachofra no azeite (como comprei em conserva – retirei bem o líquido e deixe um pouco no azeite)

20 folhas de menta ou hortelã (usei hortelã)

200 g de queijo pecorino ralado

azeite extra virgem, pimenta-do-reino branca, sal.

Refogue a cebola no azeite e acrescente a cevadinha. Deixe fritar por uns três minutos e  em seguida coloque a água e o sal. Cozinhe até ficar al dente.

Adicione a alcachofra picada, o creme de leite, o pecorino, a pimenta. Prove o sal. Misture bem até o queijo derreter por completo.

Corte as folhinhas de menta ou hortelã e salpique sobre o risoto.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*