Filet com cogumelos e batatas refogadas

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

ComidaUma das coisas mais legais de cozinhar é poder usar ingredientes simples e fazer algo que impressione. Se for rápido, melhor ainda. Nesta caso estamos falando de um almoço em que preparamos medalhões de filet mignon com um molho de cebolas e cogumelos e uma batatas cheia de sabor.

As batatas

Comecemos pelas batatas. Elas são uma livre adaptação de umas que vimos o Jamie Oliver fazer na tv. Cortamos batatas rosa (asterix) em cubos de uns dois a três centímetros, sem tirar a casca. Colocamos numa panela antiaderente com um fio de azeite de oliva, raminhos de tomilho e alecrim e dois dentes de alho grande, com casca (levemente quebrados com a lateral de uma faca), uma pitada de sal grosso e uns grãos de pimenta do reino. Cobrimos com água sem passar muito da altura das batatas. Deixamos cozinhar com a panela destampada. Usamos três batatas para duas pessoas.Comida

Quando as batatas estiverem macias (não moles) escorra o excesso de água e coloqua mais um fio de azeite e meia colher de manteiga. Volte ao fogo e mexa vez que outra para que as batatas dourem em todos os lados (fundamental que a panela seja antiaderente). Elas devem ficar crocantes por fora e macias por dentro, com os sabores do alho e das ervas impregnados.

Os filets

Os medalhões de filet de três dedos de espessura (quase beff tournedos) foram untados com azeite de oliva e levados a uma frigideira muito quente e virados uma única vez até ficarem ao ponto (com o meio rosado). Só aí foram temperados com uma pitada de sal. Pronto.

Comida

O molho

Na mesma frigideira onde estavam os bifes colocamos mais um fio de azeite e uma cebola cortada em fatias. A ideia é que a cebola assimile o gosto da carne do fundo da frigideira. Logo acrescentamos um bom punhado de cogumelos shitake cortados em fatias. |Deixamos refogar e temperamos com sal e pimenta. Ao final um cálice de vinho branco seco para ligar os sabores e formar um caldinho.

Sirva o molho sobre os bifes.

Isto com uma simples saladinha verde não é uma grande refeição?

Comida

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*