Bacalhau ao forno

Uma divina posta de bacalhau ficou três dias dessalgando enquanto eu pensava como iria degustá-la. Considerei muito que gosto do bacalhau feito de maneira simples, de forma que seu sabor não precise brigar com nenhum outro para aparecer. Optei por um assado, bem simples com acompanhamentos tradicionais.

Num refretário fiz um fundo com rodelas de batatas (nem tirei as cascas) temperadas levemente com sal e pimenta do reino moída. Coloquei sobre esta “cama” a opulenta posta de peixe e, ao seu redor, cebola em rodelas e pimentões verde e vermelho. Além disso só dois dentes de alho e uma folha de louro.

Os vegetais receberam um pouco mais de sal e mais pimenta moída, inclusive sobre o bacalhau. Por fim uma quantidade generosa de azeite de oliva (quantidade para cobrir as batatas).

A travessa vai para o forno coberta com papel alumínio por 15 minutos e mais 15 até o bacalhau dourar e as batatas ficarem no ponto.

A posta tinha cerca de 700g e usamos duas batatas pequenas, uma cebola grande e metades dos pimentões. Azeitonas pretas cairiam bem no prato, mas não tínhamos na despensa (falha nossa!).

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>