Paleta de porco para o ano novo

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Ano novo sem carne suína não dá. Diz a lenda que tem que comer bicho que fuça para a frente, lentilha e tudo mais. Não creio em bruxas, pero que las ai, las ai. Então já estou testando receitas para a noite a virada.

A pedida é uma paleta de porco. Prefiro a paleta ao pernil, primeiro porque a carne é mais “parelha” já que o pernil tem vários cortes dentro dele, tendo pedaços mais tenros e mais duros; segundo porque sendo o osso da paleta achatado, a carne tem mais contato com ele, ficando mais saborosa.

O fiel açougueiro forneceu uma de quase 5kg, ainda com o couro. Coisa linda. Em um saco coloquei a peça, cebola picada, salsinha, cebolinha, estragão seco tomilho, grãos de pimenta e cenouras fatiadas, sal e pimenta calabresa seca. Para molhar foi o suco de duas laranjas, dois limões e duas latinhas de cerveja. O saco bem fechado ficou 24 horas na geladeira.

No forno já quente coloquei a paleta com a marinada por quatro horas, fogo médio, virando na metade. O couro ficou crocante, a carne suculenta e com muito sabor dos temperos.

Para completar, tirei o que restou da marinada na forma e passei por um coador fino, espremendo bem os legumes. Botei na geladeira até que a gordura subisse e criasse uma nata possível de retirar com uma colher. Sem a gordura, restou uma gelatina dourada e com muito sabor. A consistência gelatinosa se deve ao colágeno desprendido dos ossos e cartilagens da paleta. Aquecido, o molho se liquefaz e fica divino colocado sobre a carne.

Entre o ano com esta delícia acompanhada pela tradicional lentilha. Indicativo de que um bom ano vem por aí.

 

One Comment

  1. caio pimentel says:

    parabens, seu assado ficou muito bonito e oarece delicioso, bom ano a todos de sua familia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*