Sopa Húngara (a nossa versão)

Há muitos anos viajei a trabalho a São Bento do Sul, aqui em Santa Catarina. Não lembro bem o que fui fazer, mas lembro de que no velho hotel (um edifício de três andares de madeira) o único prato servido na noite fria era uma Sopa Húngara. Era muito frio e aquela sopa aqueceu os ossos com sabor marcante e uma coloração avermelhada única. Certamente a receita lá do hotel é daquelas guardadas a sete chaves, mas a gente vai pesquisando aqui e ali e chega a alguma solução próxima.

Para fazer a minha versão usei os seguintes ingredientes (fiz para uma pessoa):

- Um pedaço pequeno de carne (pode ser músculo, mas usei paleta)

- dois tomates sem sementes picados

- Meia cebola em tirinhas

- Meio pimentão vermelho médio

- Uma batata

- Uma colher de farinha de trigo

- Páprica picante

- Sal

- Salsinha picada

- Uma colher de manteiga

Deveria ter kümmel, mas eu não tinha na dispensa.

Cortei a carne em cubinhos pequenos, enfarinhei com a farinha de trigo e refoguei na manteiga até ficar dourada. Logo vieram a cebola e o pimentão, que só ganharam a companhia dos tomates quando pareciam bem refogados. Neste ponto entraram os tomates, o sal e a páprica. Mais um tempo refogando até o tomate começar a soltar o seu suco e aí veio a batata cortada em cubinhos.

Um pouco de água aquecida cobriu o grande refogado e fechei a panela. A sopa cozinhou por cerca de 40 minutos, até a carne ficar bem macia e a batata quase desmanchando. Separei metade da sopa e bati no liquidificador para obter uma consistência mais cremosa, e depois juntei novamente à panela.

Na hora de servir apenas um pouquinho de salsinha picada por cima. Pão ou torradas são o acompanhamento ideal.

 
Tags:

12 Comments

  1. Passei esta receita pra minha esposa e ela já preparou mais de uma vez! Deliciosa! Mas mudamos uma coisinha: colocamos mais tomate! Pra ficar mais vermelha!
    Lembrei-me do Gui Sopas do tempo em que morei em Curitiba! Nham!
    Acho que ainda vou abrir uma casa de sopas quando me aposentar!

  2. Minha esposinha não tirou as sementes dos tomates por esquecimento na última edição: ficou bom mesmo assim e rendeu mais!
    Ah! Mais uma coisa: o que em alemão chama ” kümmel” em português é “alcaravia” e em inglês “caraway”… Tem gente que confunde com o cominho que é outra coisa…

  3. caro cezário!, por incrivel que pareça procurei a receita de sopa hungara na net, e justamente por causa dessa bendita que comi provavelmente neste mesmo hotel em são bento do sul! indescritivel, muito boa mesmo!! agora vou tentar ver se acerto fazer, usando a vossa formula, ok. daqui alguns dias se eu tiver coragem vou postar o resultado blz! kkkk

  4. Caro Gastão,
    Sera que este velho hotel ainda existe em São Bento do Sul. Qual o nome do hotel. Obrigado pela atenção. Sou catarinense de Canoinhas, mas moro em Curitiba, que não fica longe de São Bento do Sul. Abraços, Gerson

  5. Gastão, faltou isto: se o hotel ainda existir, quero ir degustar esta sopa húngara lá mesmo. Abraços, Gerson

    • Gastão Cassel says:

      Gerson, obrigado pela visita. Era o hotel Tanq (creio que com outra grafia). Não sei se ainda existe. Se descobrires, me conta. Abcs.

      • GASTÃO, eu moro em São Bento do Sul o hotel Tang ainda existe sim mais não sei se eles servem sopa hungra lá, mais tem um restaurante e choperia alemão chamado Alpenbier que servem está sopa é divina e ainda tem outros pratos típicos e chope deliciosos inclusive de morango. Se tiver oportunidade experimenta, também tem adega de vinhos ótimos.
        Restaurante e Choperia Alpenbier
        R. Benjamin Constant, 43
        São Bento do Sul- SC
        (47) 3633-6289

  6. Será que seria no Hotel Stelter, no centro da cidade? Abs. Gerson – Curitiba

    (47) 3634-11…ver telefone >
    Av Nereu Ramos, 446, Centro, São Bento do Sul – SC Como chegar
    ESCREVER AVALIAÇÃO

    INFORMAÇÕES
    ÁREAS COMUNS: Restaurante, ESTACI

    • Gerson, eu moro em São Bento do Sul o hotel Stelter não sei se eles servem sopa hungra lá, mais tem um restaurante e choperia alemão chamado Alpenbier que servem está sopa é divina e ainda tem outros pratos típicos e chope deliciosos inclusive de morango. Se tiver oportunidade experimenta, também tem adega de vinhos ótimos.
      Restaurante e Choperia Alpenbier
      R. Benjamin Constant, 43
      São Bento do Sul- SC
      (47) 3633-6289

      • Obrigado Cristina.
        Como Curitiba está muito próxima de SBS, está começando a ter um turismo significativo de curitibanos que passeiam em SBS. Quando for para lá, irei conhecer o Alpenbier. Este endereço fica no centro de SBS? Eu moro em Curitiba há muito tempo, mas sou catarinense de Canoinhas, que não fica muito longe de SBS. Ainda acontecem as famosas ‘schlachtfest’ em SBS. Não sei se a grafia em alemão está correta. Abs. Gerson

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>