Uncategorized

Como fazer massa caseira colorida

Share

Fazer massa em casa é algo fascinante. Assim que a gente descobre que não é nada complicado e que com a ajuda dos vários tipos de máquinas e acessórios disponíveis para ajudar fica moleza, nunca mais a gente quer saber das massa industrializada. Mas assim que a gente descobre este universo maravilhoso, logo queremos inventar e variar. E uma das primeiras tentações é partir para as massas coloridas. Aqui vamos ensinar alguns truque de como fazer massa caseira colorida.

Colorir massas acrescenta, além de muito charme, sabor e nutrientes. É claro que vamos colorir as nossas com ingredientes naturais. Nada de corantes artificiais.

Aqui a receita básica de massa caseira bem explicadinha.

Os modos de tingir massas valem também para massas de panquecas e nhoques, com as devidas adaptações de processo.

Incremente o básico

A receita básica de massa caseira é um ovo para cada 100g de farinha de trigo. A primeira coisa que fazemos para incrementar a massa é usar metade de farinha e metade de semolina, aquela farinha amarelinha e mais fina e granulosa. Qual a vantagem? Com semolina teremos uma textura mais firme, com as qualidade do grano duro tradicional das massa italianas.Usamos também um pequeno fio de azeite de oliva para ajudar na elasticidade da massa e, se você não for congelar a massa, uma pitada de sal.

Um truque para acertar a quantidade de massa a ser feita é calcular 100g de farinha por pessoa que vai comer. Serve muito bem até quando a massa é prato único.

  1. Ainda sem querer colorir a massa, podemos adicionar alguns caprichos:
    1 – um pouquinho de açafrão da terra (cúrcuma) além de puxar o amarelo da massa acrescenta as propriedade anti-inflamatórias da cúrcuma.
    2 – um pouquinho de páprica defumada vai trazer uma sabor diferenciado e uma pequena variação na cor. Fica bem em receitas com molhos leves, já que vai acrescentar uma camada sutil de sabor.
    3 – ervas secas (tomilho, manjerona, orégano,etc) também podem dar um toque especial na massa básica.

Massa verde

A massa verde é das mais tradicionais entre as coloridas. Combina perfeitamente com molhos brancos. Sua alma e cor vêm do espinafre, que acrescenta, além do verde, muito ferro e diversos nutrientes dos bons.

A mágica consiste em separar folhas de espinafre (um maço pequeno esverdeia bem uns 200 ou 300g de farinha). Dê uma breve aferventada nas folhas em água quente, um minutinho só. Corte o cozimento em água fria e seque bem. Bata no liquidificador junto com os ovos até ficar bem desmanchado. Junte a mistura na farinha, aos poucos e terás a massa verdinha. Às vezes esta manobra deixa a massa muito úmida, aí é só ir juntando mais farinha até ajustar o ponto.

Algumas receitas com massa verde:

Raviólis com massa de espinafre.

Panquecas verdes com frango e cenoura.

Massa negra (nero de seppia)

Uma massa preta pode até assustar, mas é pra lá de charmosa e, por ser feita com tinta de lula (do italiano, nero de seppia), é carregada de sabor de mar. Para fazer você só precisará ter um pouco de tinta de lula, que se compra em pequenos envelopes, que não são muito baratos. A dica é diluir a tinta em uma colherinha de água, diluir bem e juntar à massa. Aos poucos ela vai pegando a cor. Um envelopinho tinge bem 200g de massa.

Claro que a massa vai ficar maravilhosamente impregnada de sabor marinho, o que pede um molho fresco de frutos do mar. Camarões, lulas e mariscos fazem bela companhia a estas massas negras.

Fettucine com tinta de lula.

Massa vermelha

Uma massa vermelha impressiona em qualquer ocasião. Raviólis vermelhos são um luxo só. E, claro, a beterraba se encarrega de colorir e trazer seu sabor terroso para a pasta.

Já usamos outros métodos para usar a beterraba, mas o mais simples e eficiente é batê-la ainda crua no liquidificador e coar espremendo bem para extrair todo o líquido que é uma verdadeira tinta. Como é uma tintura bem líquida vai precisar mais farinha (ou menos ovos) para achar o ponto da massa. Mas só reduza os ovos quando já tiver usado pelo menos dois deles, para não comprometer a liga da massa.

Raviólis de beterraba com manteiga de de laranja e nozes.

Nhoque de beterraba com molho de gorgonzola.

Panquecas de beterraba com frango e milho.

Massa alaranjada

A massa alaranjada tem mais efeito nutritivo do que visual. A cenoura é a protagonista. Depois de cozida (não precisa amolecer muito) é batida no liquidificador com os ovos, como no caso do espinafre. Não tem mistério.

Bom, já deu para ver que dá para inventar mil coisas e acrescenta sabores e cores sem muita dificuldade. O céu é o limite!

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

 

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago