Receitas

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Share

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa história de que salada não tem graça. Hoje tem salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja.

Sabemos que existem algumas regras pra equilibrar um bom molho, mas não podemos esquecer que vale também a criatividade para arriscar na mistura de ingredientes, aproveitando o que você tem em casa. Nesta salada os ingredientes são bem comuns, daqueles que temos no dia a dia. O que vale é investir na montagem pra deixá-la ainda mais linda, compondo cores e texturas.

Como fazer salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja.

É difícil definir medidas numa salada que fazemos intuitivamente, daquelas que fazemos no chamado “olhômetro”. Aqui o que conta é a proporção. Não dá pra colocar uma xícara de nozes, por exemplo, seria demais!. Elas entram como uma elemento surpresa. Um crocante que vai aparecer de vez em quando na garfada.

O que fazemos. O principal é definir o que você vai incluir na mistura. No nosso caso tínhamos na geladeira alface, rúcula, cebola, nozes pecã e maçã.

Antes de tudo colocamos um punhado de nozes pra tostar com um fio de azeite e uma “chuvinha” de  sal (isso quer dizer que é bem pouquinho mesmo, funciona só pra intensificar o sabor das nozes). Esse detalhe é tranformador no sabor que será acrescentado à salada.

Fazemos uma base de verdes no fundo de uma tigela com as folhas rasgadas. Depois fatiamos finamente uma cebola. Usamos uma cebola branca, mas a cebola roxa é uma ótima opção. Importante lavar bem. Quem não gosta do sabor muito intenso, pode passar uma água fervente sobre a cebola cortada e escorrer. Diminui o sabor, mas também tira um pouco da sua crocância. Para preservar ao máximo a crocância, depois de escaldá-la, jogue imediatamente em água gelada.

Misture as folhas e a cebola. Em seguida fatie uma maçã. Corte a maçã pela metade, tire o caroço e fatie. A espessura fica por sua conta, gostamos mais do corte fino o suficiente pra manter a crocância. Vale uma regadinha de limão sobre as fatias pra maçã  pra que elas não oxidem e escureçam. Organize elas sobre os verdes. Olha a lindeza do contraste entre o verde e o vermelho.

Chegou a hora de fazer o molho. Vale o molho do seu gosto. Nós colocamos um molho bem leve.

Num potinho colocamos uma porção de cítrico (suco de laranja e suco de limão) pra três de azeite, mais pitada de sal e pimenta moída na hora (isso significa: se você colocar 1 colher de sopa de cítrico, vai colocar 3 colheres de azeite). Misture bem para os ingredientes se unirem.

Por fim, salpique com as nozes quebradas, regue com o molho e, com duas colheres grandes, miture todo mundo (se preferir deixe pra colocar as maçãs por último). Lembre: coloque o molho na hora que a salada for à mesa, se o molho for colocado muito antes ela pode murchar. Outra opção é deixar que cada pessoa coloque o molho ao se servir.

Depois é só enfeitar a mesa com esta lindeza e deliciar-se.

Aqui e aqui temos mais saladas.

Siga-nos nas redes e salve as suas receitas no Pinterest.

View Comments

Published by
Sônia Vill

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago

Paleta suína com maçãs

Se você gosta de comida rápida que se faz ligeirinho, nem continue lendo essa receita.…

3 anos ago