Raviólis com massa de espinafre

0
Raviolis-espinafre

Raviólis sempre são um sucesso. Raviólis com massa de espinafre, mais ainda. A massa verdinha traz, além de beleza inusitada, um monte de nutrientes adicionais vindos do espinafre, que é cheio de virtudes nutricionais. E para fazer a massa não há complicação, apenas alguns procedimentos a mais do que a massa caseira tradicional.

Bem, se você nunca fez massa caseira, aqui temos a receita mais tradicional. Sempre lembrando que é sempre melhor a gente fazer nossa própria massa, conhecendo os ingredientes, usando boa farinha e, especialmente, se livrando de aditivos químicos.

A massa verde

Raviolis-espinafre- receitaA receita básica de massa um ovo para cada 100g de farinha de trigo. Para calibrar a quantidade, pense sempre em 100g por pessoa, que é uma boa medida. Uma pitada se sal e gotas de azeite de oliva vão a critério de cada um. Mas cadê o espinafre?

Para adicionar o espinafre, separe as folhas de um maço e passe por água fervente por coisa de um minuto e meio e logo retire e coloque imerso em água bem gelada. Este processo se chama branqueamento.

Agora a gente pegas as folhas e espreme entre as mãos, tirando o excesso de água. Vai virar uma “bolinha” verde. Não há uma quantidade exata de espinafre para calcular. Mas com um maço dá para usar na proporção de 3 ou quatro ovos.

Coloque num liquidificador o espinafre e os ovos e bata bem, por uns dois minutos, até que não restem pedaços visíveis do espinafre. Se for usar azeite de oliva e sal, a hora é agora.

Despeje aos poucos a mistura na farinha e trabalhe a massa. Como a quantidade de água residual no espinafre pode variar, você vai ter que achar o ponto da massa, talvez adicionando um pouco mais de farinha.

 

 

Os raviólis

raviolis-forma
Esta é a forminha que a gente usa para fazer os raviólis.

Então vamos abrir a massa e montar os raviólis. Pode ser no método mais manual, abrindo e cortando com carretilha, como se fossem pequenos pastéis, ou usando formas de corte feitas para isso, que resulta em raviólis mais homogêneos. É o que a gente usa. Até existem máquinas que montam e cortam automaticamente, mas isto a gente nunca usou.

O recheio

Para recheio de raviólis o céu é o limite. Há milhares de possibilidades e combinações. Mas neste caso usamos um recheio bem básico e tradicional.

Refogamos 500g de carne moída com uma cebola pequena picada miúda, um dente de alho picadinho e temperamos com sal, pimenta, orégano e cominho e grãos. Tudo a gosto. Ao final usamos uma colher de polpa de tomate para dar liga. Deixe bem sequinho para não amolecer a massa quando montar o ravióli.

Depois é só cozinhar os raviólis em água fervente abundante, com sal, como se cozinha qualquer massa.

Molho à vontade

Assim como o recheio, a imaginação pode voar quanto ao molho. Aliás a personalidade dos raviólis vai estar justamente na harmonia entre o recheio e o molho que vai coroar a massa, que é a dona da festa.

Para combinar com o recheio de carne, usamos um básico molho de tomates caseiro.

Por cima de tudo, um punhado de um bom queijo parmesão vai elevar o padrão às alturas!

Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

raviolis-espinafre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui