Salada de beterrabas assadas com gorgonzola

Facebooktwittergoogle_plusredditmail
Print Friendly, PDF & Email

Salada de Beterrabas

Achei no mercado (de orgânicos) beterrabas super frescas e pequenas, tamanho ideal pra fazê-las  assadas. Adoro beterrabas pra fazer suco, dar cor a outros alimentos (panquecas, por exemplo), ralada crua em saladas… enfim, acho um alimento com presença marcante e uma cor maravilhosa!

Beterrabas

Mas como já disse, quando comprei já tinha a intenção firme de fazê-las  assadas pra servir com queijo gorgonzola, receitinha inspirada lá no site da querida Dadivosa.

  Depois de lavá-las e cortar os talinhos, coloquei as oito beterrabas sobre um bom pedaço de papel alumínio. Sobre elas foi um fio de azeite, sal, pimenta moída na hora e uma folha de louro. Fechei o alumínio, tipo um cartóquio, bem fechadinho, e levei ao forno a 170 Cº por aproximadamente 30 min. Teste com a ponta de uma faca para ver se estão macias antes de retirar do forno.

Beterraba

Quando estiverem prontas, raspe as cascas  externas. Quando a beterraba está cozida essa casca sai bem fácil. Corte-as em quatro pedaços ou apenas pela metade. Junte um pedaço de queijo gorgonzola esmigalhado, regue com azeite e pimenta. Nós usamos o suco de uma laranja para fazer compor a parte cítrica do molho, mas pode ser limão. Colocamos essa misture com folhas de alface e rúcula.

Uma excelente salada, que pode ser servida morna no inverno para compartilhar a mesa com outras comidinhas e boa bebida.

Salada de Beterrabas

 

2 Comments

  1. Oi, Soninha, compartilho com vcs o gosto pela culinária e gostaria de compartilhar uma dica: uma receita de mãe pra filha de pescador. Espero que o pessoal que lê seu blog tb curta: http://bit.ly/11zny0l. Obrigado, Renata

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*