Raviólis sempre são um sucesso. Raviólis com massa de espinafre, mais ainda. A massa verdinha traz, além de beleza inusitada, um monte de nutrientes adicionais vindos do espinafre, que é cheio de virtudes nutricionais. E para fazer a massa não há complicação, apenas alguns procedimentos a mais do que a massa caseira tradicional.
Bem, se você nunca fez massa caseira, aqui temos a receita mais tradicional. Sempre lembrando que é sempre melhor a gente fazer nossa própria massa, conhecendo os ingredientes, usando boa farinha e, especialmente, se livrando de aditivos químicos.
Para adicionar o espinafre, separe as folhas de um maço e passe por água fervente por coisa de um minuto e meio e logo retire e coloque imerso em água bem gelada. Este processo se chama branqueamento.
Agora a gente pegas as folhas e espreme entre as mãos, tirando o excesso de água. Vai virar uma “bolinha” verde. Não há uma quantidade exata de espinafre para calcular. Mas com um maço dá para usar na proporção de 3 ou quatro ovos.
Coloque num liquidificador o espinafre e os ovos e bata bem, por uns dois minutos, até que não restem pedaços visíveis do espinafre. Se for usar azeite de oliva e sal, a hora é agora.
Despeje aos poucos a mistura na farinha e trabalhe a massa. Como a quantidade de água residual no espinafre pode variar, você vai ter que achar o ponto da massa, talvez adicionando um pouco mais de farinha.
Então vamos abrir a massa e montar os raviólis. Pode ser no método mais manual, abrindo e cortando com carretilha, como se fossem pequenos pastéis, ou usando formas de corte feitas para isso, que resulta em raviólis mais homogêneos. É o que a gente usa. Até existem máquinas que montam e cortam automaticamente, mas isto a gente nunca usou.
Para recheio de raviólis o céu é o limite. Há milhares de possibilidades e combinações. Mas neste caso usamos um recheio bem básico e tradicional.
Refogamos 500g de carne moída com uma cebola pequena picada miúda, um dente de alho picadinho e temperamos com sal, pimenta, orégano e cominho e grãos. Tudo a gosto. Ao final usamos uma colher de polpa de tomate para dar liga. Deixe bem sequinho para não amolecer a massa quando montar o ravióli.
Depois é só cozinhar os raviólis em água fervente abundante, com sal, como se cozinha qualquer massa.
Assim como o recheio, a imaginação pode voar quanto ao molho. Aliás a personalidade dos raviólis vai estar justamente na harmonia entre o recheio e o molho que vai coroar a massa, que é a dona da festa.
Para combinar com o recheio de carne, usamos um básico molho de tomates caseiro.
Por cima de tudo, um punhado de um bom queijo parmesão vai elevar o padrão às alturas!
Gostou? Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Pode congelar o Raviolle de espinafre?
Pode sim. Depois é só jogar direto na água quente e ser feliz!!!
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Pode congelar o Raviolle de espinafre?
Pode sim. Depois é só jogar direto na água quente e ser feliz!!!