A primeira providência foi cozinhar um pedaço de carne seca (charque) que estava na geladeira. Uma boa escaldada em água quente para tirar o excesso de sal e panela de pressão. Em meia hora estava prontinho para desfiar. Enquanto a panela de pressão chiava, cortamos ¼ de abóbora em cubinhos de uns dois centímetros. Tudo pronto para começar o risoto propriamente dito.
Na panela ampla um fundo de azeite e meia cebola picadinha. Quando a cebola está transparente (não deixamos dourar) entra o arroz arbóreo para selar rapidamente. Neste ponto, ao invés do tradicional vinho branco para a primeira inchada do arroz, usamos meio copo de cachaça e logo em seguida a abóbora em cubos. E aí começa a função de mexer sempre o arroz e ir colocando o caldo aos poucos, até que o arroz esteja al dente. Usamos caldo de legumes que já tínhamos. A carne seca desfiada entra nas últimas adições de caldo.
Para finalizar o risoto, já com o fogo desligado, uma generosa colher de manteiga e uma farta porção de parmesão ralado, além de um punhado de salsinha e cebolinha picadas, para dar cor e perfume.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Parece delicioso! Fiz uma versão parecida um tempo atrás, mas com abóbora e bacon. Finalizei com queijo mascarpone, ao invés de manteiga e parmesão. Gostei muito do resultado e deixo aqui a dica.
É a quinta receita do blog que estou lendo. Fiquei com muita vontade de todas elas!! Como se diz aqui em casa, quando gostamos muito de algo: AMANHÃ TEM!!!