Receitas

Nhoque de beterraba com molho de gorgonzola

Share

Manhã de sábado. Na sexta recebemos nossa habitual cesta de orgânicos da Célula de Consumo Responsável que ofereceu, entre outras maravilhas, beterrabas fresquíssimas e vermelhíssimas. Impossível pensar num cardápio que não as incluísse. Como também tínhamos uma belas batatas, concluímos que renderia um bom nhoque de beterraba com molho de gorgonzola.

A lógica de fazer o nhoque é a mesma dos nhoques tradicionais, só com batata. Mas o resultado final é bem diferente: Além da cor extraordinária, o sabor também é particular e não esconde o sabor da beterraba.

Receita do nhoque

Os ingredientes que usamos foram:

  • Três batatas médias (usamos aquela rosa, chamada Asterix).
  • Uma beterraba grande
  • duas gemas de ovo
  • sal e noz moscada a gosto
  • três colheres de farinha de trigo (mais farinha para a “montagem” do nhoque)

Quantidade boa para duas ou três pessoas.

Descascamos as batatas e as beterrabas e cortamos em cubinhos pequenos. Colocamos numa tigela refratária com tampa e cozinhamos no microondas por 12 minutos.

Aqui cabe uma observação: Não é legal cozinhar as batatas em água, pois elas vão agregar água e na hora de fazer a massa do nhoque você vai precisar adicionar mais farinha para a encontrar o ponto. Com mais farinha o nhoque vai ficar mais pesado. Então, ou use microondas ou asse as batatas com casca (e neste caso também a beterraba) no forno, envolvidas em papel alumínio. Quando estiver bem macia, em cerca de uma hora d forno, descasque e passe para os próximos passos.

As batatas e a beterraba já bem cozidas e macias foram para um processador (mas pode-se fazer um um esmagador manual) com os ovos, sal e noz moscada. Basta até fazer uma massa uniforme.

Nesta hora passa a massa para uma tigela, adicione a farinha aos poucos e mexa com uma colher ou com as mãos (o que sinceramente é mais eficiente) até que a massa esteja bem ligada e manipulável.

Aqui é preciso sensibilidade para encontrar o ponto em que a massa fique firme sem ficar pesada. Por isto coloque a farinha sempre aos poucos.

Corte do nhoque

Com as mãos pegue punhados de massa e trabalhe em uma superfície enfarinhada. Faça rolinhos de cerca de um centímetro de espessura e depois, com uma faca, corte os nhoques, em intervalos de um centímetro também. Um corte enviesado deixa bem charmoso.

Repita a operação até acabar a massa e reserve, espalhando os nhoques para que não grudem.

Para cozinhar os nhoques, ferva água com sal em uma panela espaçosa. Na água fervente adicione os nhoques aos poucos. Eles irão para o fundo da panela. Cerca de um minuto depois eles começarão a subir para a superfície da água. É o sinal de que estão no ponto. Aí é só “pescá-los” com uma escumadeira e levar para uma travessa.

Molho de gorgonzola

A escolha do molho para o nhoque de beterraba é quase óbvia. O conflito entre o terroso da beterraba com a imponência quase azeda do gorgonzola é clássico para estimular paladares exigentes. Aqui tem uma salada de beterraba com gorgonzola que expõem esta combinação de forma muito explícita.

O molho não é complicado de fazer. Você vai precisar:

  • ½ cebola bem picadinho (ralada, se você for caprichoso).
  • uma colher de sopa de manteiga.
  • 500 ml de leite integral.
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo.
  • 100g de queijo gorgonzola esmigalhado.
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

É um molho branco tradicional. Derreta a manteiga numa panelinha e junte a cebola. Não deixe dourar, só “suar”. E entre com a farinha que deve cozinhar um pouco, mas não queimar nem ficar escura. Aqui se tira a panela do fogo e adiciona-se o leite aos pouquinhos, mexendo sempre, evitando formar grumos e bolotas.

Quando a panela volta para o fogo a gente tempera com sal e pimenta e segue mexendo até o molho começar a engrossar. Aqui a gente adiciona o queijo e mexe até ele desmanchar.

Opcionalmente aqui dá para colocar uma colher de creme de leite ou um pouco mais de manteiga, só para a textura ficar mais aveludada.

Resultado

Os nhoque ficam lindos, vermelhos, rutilantes, lustrosos! O molho, quando escorre entre eles, dá contraste na cor e une os sabores. Um chuvisco de queijo parmesão por cima pode agradar, mas não faz falta. Já um pouco de salsinha picada vai compor muito bem na cor e no sabor. Vai dar vida e frescor.

Sozinho, este nhoque já é uma refeição espetacular. Mas pode, também, acompanhar uma carne de sabor leve. Um frango grelhado, por exemplo, cai bem.

View Comments

  • Só uma dica: fiz a receita conforme o orientado e vai muito mais do que 3 colheres de farinha. Acho que deu pelo menos 10. Minha dica é deixar “farinha de trigo até o ponto de fazer o rolinho”, que para quem não tem muita experiência pode ficar assustado! É uma delícia!
    Beijos

    • Obrigado pela observação. Realmente a umidade da beterraba pode variar e pedir mais ou menos farinha. Você está certíssima. Abçs

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago