Biscoitos de nata com amêndoas

0
Biscoitos de nata com amêndoas

Nada como perfumar a casa com biscoitos de nata com amêndoas. Fazer biscoitos acalma, além de nos conectar com lembranças e receitas de família. A mim, acalma porque me conecta com momentos de afeto, momentos de alegria. Quando o cheiro dos biscoitos invade a casa é como se eu fosse imediatamente reportada para estas memórias. Elas me atravessam e me enchem, como se um lugar eu fosse, de uma amorosidade que me acolhe e encoraja.

É em nome desta amorosidade evocada, ou emanada, que fazemos biscoitos também para compartilhar.

Em tempos de tanto ódio e de destruição dos marcos civilizatórios, é incrível pensar, cozinhar e compartilhar algo que alimente o estômago e, sobretudo, os afetos.

Compartilhar algo que alimenta não precisa ser difícil nem caro. Aliás é no simples que está a complexidade de muita coisa. Vamos fazer biscoitos?

Comece separando os ingredientes.

biscoito-nata-amendoas

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar
  • 2 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de amêndoas (se preferir use somente a farinha de trigo – acrescentando uma xícara à medida anterior
  • ¾ de xícara (chá) de nata (ou creme de leite fresco)
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Manteiga pra untar
  • Açúcar cristal pra polvilhar (opcional – não usei)
biscoitinhos deliciosos

Modo de fazer

Antes de tudo pré aqueça o forno a 180ºC e unte uma ou duas formas grandes.

Numa tigela média, misture a nata, o ovo, o açúcar e a baunilha até obter um creme liso. Aos poucos, junte a farinha e o fermento, e trabalhe até obter uma massa bem macia e que se solte das mãos. Se necessário acrescente um pouco mais de farinha.

Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por 15 min.

Em seguida leve a massa para uma bancada, previamente enfarinhada, e abra-a com um rolo. Gosto de dividir a massa em pequenas porções e ir fazendo aos poucos. Abra a massa de forma que não fique muito fina, tipo 1/2 cm.

Depois da massa aberta corte com cortador de biscoitos ou mesmo a borda de um copo pequeno. Feito isso, leve os biscoitos para uma assadeira untada. Se quiser colocar o açúcar cristal, pincele os biscoitos com uma gema já batida e polvilhe com o açúcar.

Leve para assar por uns 15 minutos, ou até que estejam dourados. Fique perto e atento ao forno. Biscoitos queimam em questão de segundos.

Assim que tirar os biscoitos do forno já retire eles da assadeira e passe para uma grade. Cuidado que eles ainda estarão macios, só vão ficar crocantes quando esfriarem.

Depois de frios, basta colocar num pote fechado que eles duram vários dias. Ficam crocantes e deliciosos.

Que tal presentear com biscoitos que você fez? Aqui temos receita de Biscotti.

biscoitos para presentear

Siga-nos no Pinterest.

Biscoitos-nata-amendoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui