Receitas

Nhoque com molho de queijo e bacon

Share

Noque é bom e a gente adora. Fazemos muito e temos muitas receitas aqui no site. O que é legal é que há muitas variações possíveis tanto na massa quanto nos molhos e até nos processos de elaboração que podem ter mais ou menos etapas. Mas este nhoque com molho de queijo e bacon reúne um conjunto de requintes e cuidados que faz ele ser “o nhoque”.

Na verdade o molho é inspirado no Nhoque Primo Capo, que a gente já publicou aqui, mas que ganhou mais detalhes e aprimoramentos.

Massa do nhoque

Claro que tudo começa por uma boa massa de nhoque. Gostamos de usar a batata rosa (asterix) e, opcionalmente, misturar com batata baroa (mandioquinha). O importante é que em hipótese nenhuma as batatas sejam cozidas em água. Prefira assá-las no forno convencional ou cozê-las no micro-ondas. A questão é que queremos o mínimo de umidade para poder usar menos farinha possível.

Mas vamos lá, passo a passo para a massa do nhoque.

  • 500g de batatas

  • 2 gemas

  • pitada de noz moscada ralada

  • sal a gosto

  • 1 xícara de farinha de trigo

Para duas pessoas usamos cerca de 500g de batatas. Metade rosa, metade baroa. Descascamos, cortamos em cubos pequenos e, neste caso, cozinhamos no micro-ondas por 15 minutos (depende da potência de cada forno). O negócio é que a batata fique muito macia, desmanchando mesmo.

Se for fazer no forno convencional, embrulhe as batatas em papel alumínio (ainda com casca) e leve ao forno alto por cerca de uma hora, ou até que fique bem macia. Quando tiver pronto é só remover a casca.

Com as batatas cozidas a gente faz um purê usando um amassador ou um processador de alimentos, que deixa a vida muito mais fácil. É nesta hora que a gente acrescentas as gemas e dá um toque com a noz moscada e o sal.

O pulo do gato está na hora de adicionar a farinha de trigo ao purê. Vá colocando aos poucos e amassando até que fique firme, mas não duro. A equação é simples: quanto menos farinha, mais leve o nhoque vai ficar. E é isto que a gente quer! Adicione a farinha só até o ponto em que a massa fique manipulável.

Aí a gente faz bolinhas de massa, das bolinhas rolinhos da espessura de um dedo (mais ou menos 2 cm) e, com uma faca, corta os nhoques em tamanhos uniformes.

Acabamento de luxo

Como trabalheira pouca é bobagem, a gente resolveu dar um acabamento de luxo aos nhoques. Claro que é opcional. Usamos este utensílio maravilhoso (veja na foto) que deixa pequenos sulcos no nhoque, o que além de deixá-los lindos, vai ajudar a “agarrar” o molho. A questão é que se faz um por um, deslizando com leveza no aparelhinho. Dá trabalho e toma tempo, mas vale a pena!

Feito isto podemos cozinhar os nhoques. É só colocar água para ferver com 10g de sal para cada litro. Com a água em ebulição coloque os nhoques aos poucos para não lotar a panela nem resfriar a água. Eles vão para o fundo e assim que estiverem prontos elas vão subir para a superfície. Então é só “pescar” com uma escumadeira.

Também opcional, mas muito recomendado, é tirar os nhoques da água quente, escorrer bem, e passá-lo rapidamente numa frigideira bem quente com manteiga. Uma puxada rápida para dourrar o nhoque. Este trabalho adicional vai criar uma nova camada de textura que vai fazer muita diferença.

 

O molho de queijo e bacon

  • 150g de bacon picadinho em cubos

  • ½ cebola picada miúda

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

  • 1 xícara de queijo ralado grosso (mussarela, gruyère ou semelhante de sua preferência)

  • 600 ml de leite integral

  • Sal e pimenta moída a gosto

    Numa panela coloque o bacon para derreter até ficar dourado e adicione a cebola que refoga até começar a ficar transparente. Neste ponto entra a farinha de trigo. Vai embolar tudo e parecer que está tudo perdido. Nada disto! Deixe a farinha cozinhar um pouco sem queimar e retire a panela do fogo. Comece a adicionar bem aos poucos o leite, mexendo sempre e desfazendo os grumos que vão se formar. Conforme os grumos vão se diluindo, junte o resto do leite e volte ao fogo, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Quando começar a levantar fervura junte o queijo e mexa até ele estar completamente derretido. A ideia é que o molho fique um pouco mais para líquido do que creme. Se achar necessário ponha mais leite até achar a textura desejada.

Montagem

Para montar vamos precisar sé de um ingrediente a mais: uma xícara de queijo parmesão ralado.

Numa travessa refratária faça uma pequena camada de molho ao fundo e coloque os nhoques por cima. Cubra os nhoques com o molho e polvilhe tudo com uma camada generosa do queijo parmesão.

Leve ao forno pré aquecido a 200ºC para gratinar. Se seu forno tiver a opção de gratinador, melhor ainda. O ponto é quando o parmesão virar aquela casquinha dourada e crocante.

Este prato tem variação de texturas, sabores intensos e contrastantes e muita leveza. Todos os ingredientes para fazer uma festa na boca!

Bora cozinhar?

Gostou? Tá lá no Pinterest para você salvar na sua pasta de receitas.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago