Uma sugestão para a ONU ou quem quer que represente a maioria dos habitantes da Terra: Se um dia alienígenas desembarcarem no nosso planeta, que a gente receba eles com um bolo de cenoura com calda de chocolate. Assim eles vão achar que os terráqueos são doces, amáveis e receptivos. Aí, se as intenções dos Ets forem hostis, eles ficam um tempo distraídos com esta gostosura até descobrirem que, na verdade, somos egoístas, bélicos e insensíveis, a ponto de ter neste mundo gente que raramente vê comida, muito menos a melhor receita de bolo de cenoura com calda de chocolate do universo.
Diferente da maioria dos humanos, a Sara Graciano, do site Cozinha em Cena, não é egoísta, nem bélica, e compartilhou esta receita maravilhosa que ela catou de um livro também maravilhoso, cuja indicação também é um gesto de generosidade.
Bolo e cenoura é um clássico planetário. Em todo lugar desta Terra redonda (e é redonda, apesar de certos ministros não acreditarem) tem uma receita. Todas meio parecidas, é verdade. Mas esta que a Sara compartilhou a partir do livro da Joyce Galvão tem proporções perfeitas para nos brindar com um bolo perfeito.
Nós mesmo já publicamos receita de bolo de cenoura mais sofisticada, mas o tradicional é demais. É um bolo opulento, fofinho com uma calda exuberante.
Sem mais delongas, vamos ao bolo.
– 3 cenouras grandes (cerca de 350g)
– 4 ovos
– 1 ½ xícara (chá) de óleo de milho ou girassol
– 2 xícaras (chá) e açúcar refinado
– 2 ¼ xícaras (chá) farinha de trigo e mais um punhadinho para polvilhar na forma
– 1 ½ colher (sopa) de fermento químico em pó
– ½ colher (chá) / 3g de sal
– 1 colher (sopa) manteiga para untar a forma
Fazer é a uma das coisas mais fáceis do universo:
Descasque e corte em pedaços pequenos a cenoura e coloque no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar. Bata até ficar uma mistura bem lisa e homogênea.
Numa tigela coloque a farinha o sal e o fermento passados em uma peneira, para ficarem bem soltinhos. Junte a mistura que veio do liquidificador e mexa com cuidado até ficar uma massa lisinha e sem caroços de farinha.
Despeje a massa numa forma de 25 x 33 cm (um dos formatos padrão) untada e enfarinhada. Asse a 180° C por aproximadamente 25 minutos (cada um conhece seu forno!) e vá fazendo o teste do palito para ver quando o bolo estiver perfeitamente cozido.
Aproveite enquanto o bolo assa para ir fazendo a calda. Você vai precisar:
– 100g chocolate em pó (1 xícara). De preferência com 50 ou 70% de cacau.
Para fazer, apenas coloque tudo numa panela e mexa sem parar até que a calda fique espessa, brilhosa e comece a soltar dos lados da panela.
Aqui mais uma dica generosa da Sara. Corte o bolo ainda na forma, ainda quente em pedaços quadrados e espalhe a calda sobre ele. Assim ela vai penetrar no espaço entre as pedaços e vai envolver cada um deles. O resultado é maravilhoso.
Agora é só deixar esfriar e se deliciar.
Quem não gostar deste bolo, certamente não é deste planeta.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Que citação mais maravilhosa! Muito obrigada pelas palavras <3
Um beijo pra vcs e que bom que gostaram do bolo (é meu favorito!)