Melhor receita de bolo de cenoura com calda de chocolate do universo

0

Melhor receita de bolo de cenoura com calda de chocolate do universo

Uma sugestão para a ONU ou quem quer que represente a maioria dos habitantes da Terra: Se um dia alienígenas desembarcarem no nosso planeta, que a gente receba eles com um bolo de cenoura com calda de chocolate. Assim eles vão achar que os terráqueos são doces, amáveis e receptivos. Aí, se as intenções dos Ets forem hostis, eles ficam um tempo distraídos com esta gostosura até descobrirem que, na verdade, somos egoístas, bélicos e insensíveis, a ponto de ter neste mundo gente que raramente vê comida, muito menos a melhor receita de bolo de cenoura com calda de chocolate do universo.

Diferente da maioria dos humanos, a Sara Graciano, do site Cozinha em Cena, não é egoísta, nem bélica, e compartilhou esta receita maravilhosa que ela catou de um livro também maravilhoso, cuja indicação também é um gesto de generosidade.

Bolo de cenoura sempre

Bolo e cenoura é um clássico planetário. Em todo lugar desta Terra redonda (e é redonda, apesar de certos ministros não acreditarem) tem uma receita. Todas meio parecidas, é verdade. Mas esta que a Sara compartilhou a partir do livro da Joyce Galvão tem proporções perfeitas para nos brindar com um bolo perfeito.

Nós mesmo já publicamos receita de bolo de cenoura mais sofisticada, mas o tradicional é demais. É um bolo opulento, fofinho com uma calda exuberante.

Melhor receita de bolo de cenoura com calda de chocolate do universo

Sem mais delongas, vamos ao bolo.

Como fazer a massa

– 3 cenouras grandes (cerca de 350g)

– 4 ovos

– 1 ½ xícara (chá) de óleo de milho ou girassol

– 2 xícaras (chá) e açúcar refinado

– 2 ¼ xícaras (chá) farinha de trigo e mais um punhadinho para polvilhar na forma

– 1 ½ colher (sopa) de fermento químico em pó

– ½ colher (chá) / 3g de sal

– 1 colher (sopa) manteiga para untar a forma

Fazer é a uma das coisas mais fáceis do universo:

Descasque e corte em pedaços pequenos a cenoura e coloque no liquidificador com os ovos, o óleo e o açúcar. Bata até ficar uma mistura bem lisa e homogênea.

Numa tigela coloque a farinha o sal e o fermento passados em uma peneira, para ficarem bem soltinhos. Junte a mistura que veio do liquidificador e mexa com cuidado até ficar uma massa lisinha e sem caroços de farinha.

Despeje a massa numa forma de 25 x 33 cm (um dos formatos padrão) untada e enfarinhada. Asse a 180° C por aproximadamente 25 minutos (cada um conhece seu forno!) e vá fazendo o teste do palito para ver quando o bolo estiver perfeitamente cozido.

Como fazer a calda da cobertura

Aproveite enquanto o bolo assa para ir fazendo a calda. Você vai precisar:

– 100g chocolate em pó (1 xícara). De preferência com 50 ou 70% de cacau.

  • 1 1/3 xícara (chá) de açúcar refinado
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Para fazer, apenas coloque tudo numa panela e mexa sem parar até que a calda fique espessa, brilhosa e comece a soltar dos lados da panela.

Montagem do bolo

Aqui mais uma dica generosa da Sara. Corte o bolo ainda na forma, ainda quente em pedaços quadrados e espalhe a calda sobre ele. Assim ela vai penetrar no espaço entre as pedaços e vai envolver cada um deles. O resultado é maravilhoso.

Agora é só deixar esfriar e se deliciar.

Quem não gostar deste bolo, certamente não é deste planeta.

bolo de cenoura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui