Quem não gosta de petiscar algo gostoso como um homus com um pãozinho ou com bastõezinhos de legumes? Nós amamos!! É também ideal para receber amigos. É só colocar no meio de uma roda de conversa que a alegria é garantida. Pra ajustar a alegria, anota aí este homus com pimentão assado.
Gente, este homus é sensacional. Eu sei que parece que estamos querendo te convencer (e queremos mesmo!!! hahaha), mas é porque é muito gostoso.
Tem um restaurante árabe, aqui em Floripa que é um dos nossos preferidos. Sempre que vamos lá este homus é presença garantida nosso prato. Gastão, que adora pimentão, sempre comentava como seria a receita. Resolvi adaptar a nossa receita colocando pimentão assado, dica que encontrei na blogosfera neste site. Nada mais justo que encher a casa com perfume de pimentão assado e fazer o Gastão feliz.
Sucesso! Possivelmente ainda vamos incrementar um pouquinho mais os temperos, mas assim como está, ele já é delicioso.
Como sempre, a base é feita com grão-de-bico, tahine, azeite, limão e alho. Aí foi só acrescentar o pimentão assado sem pele e sem semente e foi suficiente pra aparecer esta cor maravilhosa.
Esta receita é fácil e rápida de fazer, mas precisa de planejamento.
A primeira coisa é cozinhar o grão-de-bico, que já ficou de molho no dia anterior. Leve ao fogo numa panela com água suficiente para cobri-lo e um pouquinho de sal. Deixe cozinhar até ficar macio, coisa de uns 30 minutos. Escorra, mas reserve um pouco da água do cozimento.
Enquanto o grão-de-bico cozinha, coloque o pimentão numa assadeira e leve ao forno alto. Ele vai assar até ficar com a pele levemente queimadinha. Dependendo do tamanho do pimentão, uns 20 minutos de forno.
Em seguida coloque o pimentão ainda quente num recipiente fechado. Ideal uma tigela com tampa que vede bem. Deixe ali por alguns minutos. Ele vai suar e em seguida você conseguirá tirar a pele, que vai soltar facilmente.
Com o grão-de-bico cozido e o pimentão sem pele e sem semente o próximo passo é processar todos os ingredientes. É possível fazer no liquidificador, mas ele precisará de mais água do cozimento. No processador é mais fácil.
Coloque no processador: o pimentão, o azeite, o tahine e o suco de limão. Coloquei o alho e a pimenta amassados no almofariz. Bata bem. Em seguida acrescente o grão-de-bico. Bata mais um pouco. Agora é a hora de ver a cremosidade e acrescentar ou não um pouquinho da água do cozimento. Correção de sal pra temperar todo mundo.
Chame @s amig@s e se divirta!
Aqui temos uma versão de homus com beterraba.
Já conhece o nosso Pinterest? Corre lá e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…