Share

Receita de farofa, todo mundo tem a sua. Provavelmente a melhor, e se não for a sua é a da sua vó. Não é verdade? A farofa de pinhão é só uma ideia deliciosa para ampliar o repertório com esta iguaria que nasce nas araucárias do sul do Brasil. Pinhão é uma delícia e tem muitas formas de ser utilizado.

Na verdade trata-se da semente da araucária e é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e de minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco.

Aqui no blog já publicamos algumas receitas com pinhão, mas estão longe da dar conta das múltiplas possibilidades desta gostosura.

O pinhão

Antes de tudo, é preciso cozinhar o pinhão. Nós usamos panela de pressão, que é mais rápido e econômico, mas pode ser simplesmente numa panela comum, neste caso vai precisar pelo menos umas duas horas de cozimento.

Não requer prática nem habilidade: coloque o pinhão na panela, cubra com água, tempere com sal, e deixe o fogo fazer seu trabalho. Na pressão 40 minutos é suficiente.

Preparo

Descasque pinhão até encher uma xícara. Como descascar? É só apertar a parte mais gordinha do pinhão que, se ele estiver cozido, vai ejetar o miolo, que é a parte que se come. Pode-se usar um alicate ou um descascador (no sul é fácil de encontrar). Os mais tradicionalistas dizem que se faz a operação com os dentes, mordendo a parte referida.

O importante é que se tenha cerca de uma xícara de pinhão descascado e cortado ao meio (nós optamos por cortar na longitudinal, mas aí é a gosto de cada um.

A farofa

Os ingredientes, além do pinhão, são poucos:

  • Uma cebola roxa pequena

  • Um dente de alho

  • Cebolinha verde e salsinha picadas

  • Sal e pimenta a gosto

  • Farinha de mandioca

Numa frigideira aqueça um pouco de azeite de oliva e/ou manteiga e refogue a cebola cortada em fatias finas. Logo mais junte o alho e, em seguida os pinhões. Deixe refoga tudo junte um pouco e vá adicionando farinha de mandioca.

A quantidade de farinha varia com o gosto de cada um, só vai influenciar na proporção, mais ou mensa com elação aos pinhões. Uma xícara, a mesma quantidade de pinhão rende uma farofa em que o pinhão fica bem evidente!

Por fim, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e agregue a salsinha e a cebolinha.

Claro que isto é um ponto de partida. Você pode incrementar a farofa ainda mais, com o que achar que combina. Afinal, farofa cada um tem a sua…

O que importa é que esta farofa vai bem com carnes, aves ou peixes. Versátil mesmo. E, cá entre nós, pelas suas propriedades nutritivas, pode ser uma refeição em si.

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago