Carnes

Costelinha suína com geleia de bergamota

Share

Os leitores deste blog já sabem da minha devoção por costelinhas de porco. Uma tentação aquela carne desprendendo do osso, suculenta e saborosa… E como a gente gosta, vai testando novas possibilidades, como caramelizá-la com uma geleia de bergamota que produzimos aqui em casa. Como acompanhamento uma musseline de batata baroa (mandioquinha). Não precisa mais nada para uma grande refeição.

Como fazer a carne

A preparação não pode ser mais simples: No pilão amassamos três dentes de alho e um pouco de sal até virar uma pasta. Depois agregamos duas colheres de geleia e misturamos bem.

Depois é só temperar a carne com sal e pimenta colocar numa assadeira (com a parte dos ossos para baixo) e besuntar a manta de carne com a geleia e o alho.

Leve ao forno com temperatura máxima até que comece a dourar, aí baixe bem o fogo e deixe assar até o ponto em que os ossinhos comecem a desprender da carne.

Usamos uma manta de costelinhas de cerca de 1kg, que é suficiente para duas pessoas.

Musseline de mandioquinha

A musseline, simplificando, é um purê bem acetinado, fino. Para fazer a musseline usamos seis batatas baroas (mandioquinha) e uma batata inglesa comum. Elas foram cozidas até o ponto. Ao escorrê-las deixamos um pouco de água, o suficiente para processá-las com o  mixer. Quando fica bem lisa a mistura foram incorporadas duas colheres fartas de creme de leite para “arredondar”. Correção de  sal e pimenta moída.

Resultado

A caramelização das costelinhas é sensacional. O contraste do alho com o cítrico e adocicado da geleia proporciona uma festa na boca. Forma-se uma crosta muito deliciosa sobre a carne. A textura suave da musseline valoriza o sabor intenso da carne e cria uma harmonia indescritível.

Deu para sentir a minha empolgação, né? Então experimente e conte para a gente.

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

View Comments

  • Como sempre belas fotos, belos pratos ... adorei a dica do musseline (purê) de mandioquinha!! Todos esses pratos devem ter ficado bem perfumados.
    abraço.

  • Olá, fiz a receita e deu super certo! Aliais me trouxe belas recordações, cresci na roça comendo mexerica cravo.
    Uma duvida, vou participar de um evento , que será o meu primeiro como cozinheira hehehe, como nunca estive em uma cozinha profissional. Acha que consigo me sair bem servindo essa receita? acho que a geléia não é possivel, pois fazer a geléia, acaba demorando um pouco. Alguma dica?

    • Oi Ana, que bom que gostaste da receita. Aqui em casa a gente não passa muito tempo sem fazê-la. Quanto ao teu evento, apesar de também não sermos profissionais, acho que este prato sempre é sucesso. Vai firme! Abçs

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

3 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

3 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

3 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

3 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

3 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

3 anos ago