Costelinha suína com geleia de bergamota

costelinha geleia de bergamota

Os leitores deste blog já sabem da minha devoção por costelinhas de porco. Uma tentação aquela carne desprendendo do osso, suculenta e saborosa… E como a gente gosta, vai testando novas possibilidades, como caramelizá-la com uma geleia de bergamota que produzimos aqui em casa. Como acompanhamento uma musseline de batata baroa (mandioquinha). Não precisa mais nada para uma grande refeição.

Como fazer a carne

A preparação não pode ser mais simples: No pilão amassamos três dentes de alho e um pouco de sal até virar uma pasta. Depois agregamos duas colheres de geleia e misturamos bem.

Depois é só temperar a carne com sal e pimenta colocar numa assadeira (com a parte dos ossos para baixo) e besuntar a manta de carne com a geleia e o alho.

Leve ao forno com temperatura máxima até que comece a dourar, aí baixe bem o fogo e deixe assar até o ponto em que os ossinhos comecem a desprender da carne.

Usamos uma manta de costelinhas de cerca de 1kg, que é suficiente para duas pessoas.

Musseline de mandioquinha

A musseline, simplificando, é um purê bem acetinado, fino. Para fazer a musseline usamos seis batatas baroas (mandioquinha) e uma batata inglesa comum. Elas foram cozidas até o ponto. Ao escorrê-las deixamos um pouco de água, o suficiente para processá-las com o  mixer. Quando fica bem lisa a mistura foram incorporadas duas colheres fartas de creme de leite para “arredondar”. Correção de  sal e pimenta moída.

Resultado

A caramelização das costelinhas é sensacional. O contraste do alho com o cítrico e adocicado da geleia proporciona uma festa na boca. Forma-se uma crosta muito deliciosa sobre a carne. A textura suave da musseline valoriza o sabor intenso da carne e cria uma harmonia indescritível.

Deu para sentir a minha empolgação, né? Então experimente e conte para a gente.

Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.

Costelinhas com geleia de bergamota e musseline de baroa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Costelinha suína com geleia de bergamota”