Este é daqueles pratos que pode ser foco de polêmica com relação ao seu nome. Polpetone? Rocambole? Bolo de carne? Há inúmeras variações sobre como chamar uma boa quantidade de carne moída, bem temperada e assada. Escolhemos chamar de bolo de carne à parmegiana porque achamos que seria o nome mais amplo e, como foi acompanhado de um bom molho de tomates e muito queijo parmesão, ganhou o apelido de “parmegiana”.
Como usamos ovo e farinha de rosca para formar a “massa” do bolo, talvez ele se diferencie de um polpetone tradicional (aqui uma receita nossa), que é basicamente carne temperada. O resultado é que obtivemos uma textura mais lisa e compacta. Não é nem melhor nem pior, é simplesmente assim, e é muito bom.
Na nossa versão usamos:
A preparação da massa é muito simples: juntamos à carne todos os ingredientes, menos o molho de tomate e os queijos e a panceta. Com as mãos, amassamos até a mistura ficar bem homogênea.
O bolo pode ser modelado como desejar, mas optamos por um cilindro. Depois de moldarmos, colocamos na massa os cubos de queijo prato aleatoriamente, cuidando para cobrir os buracos com a massa. O último ato é cobrir a massa com a panceta ou bacon em fatias finas.
Como usamos uma carne bem magra, o patinho, a panceta cumpriu o papel de emprestar a sua gordura para umedecer e encher de sabor o bolo.
O bolo deve ser acomodado num refratário ou forma que não seja muito maior do que o bolo, vai entrar um pouco de molho ali, daqui a pouco. Mas primeiro a gente unta o refratário com azeite e acomoda o bolo já coberto com a panceta.
Vai ao forno pré-aquecido a 180º C por uns 40 minutos. Neste tempo a gente joga sobre o bolo p molho de tomate aquecido (não queremos um choque térmico). Verta o molho sobre o bolo e deixe escorrer para os lados. Volte ao forno por mais uns 10 minutos e, então, jogue o queijo parmesão ralado sobre o bolo. Volte ao forno até que o queijo forme aquele casquinha crocante típica dos parmegianas.
Sobre o molho, nós optamos por um molho de tomate caseiro. Aqui tem a receitinha completa do molho com vídeo e tudo. A gente sempre faz em quantidade grande e congela em potes menores. Aí quando chega uma hora dessas é só a gente usufruir.
Servimos nosso bolo de carne à parmegiana com um espaguete caseiro (aqui receita de massa caseira) e com o próprio molho que usamos no bolo.
Nem precisa dizer que foi uma refeição extraordinariamente deliciosa.
Siga-nos no Pinterest e salve as suas receitas preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…