Gosto de fazer os bifes de filet mignon, mas no mercado aqui perto de casa só havia coxão mole. Então me esmerei no martelo de carne e abri bem quatro bifes até ter certeza que a carne estava macia. Depois vem a parte trabalhosa de empanar os bifes. Usamos o clássico milanesa: os bifes temperados com sal e pimenta passam primeiro pela farinha de trigo, depois por ovos batidos (usei dois ovos com uma pitada de sal) e, por último, na farinha de rosca. Para melhorar ainda mais o resultado final é só repetir a operação, ou seja empanar duas vezes. Tem passo a passo para fazer um milanesa aqui.
Já tentei fazer os milanesas no forno, mas o resultado não ficou bacana, então não tem jeito, vai na fritura por imersão mesmo. Não use óleo muito quente, senão a “casquinha” vai queimar antes que a carne fique no ponto.
O primeiro passo, então, é montar e fritar os bifes, um a um. Deixe escorrer bem sobre papel toalha para tirar o excesso de óleo.
Um molho caprichado e simples é o toque final. Numa panela refogo cebola picada (usei meia cebola grande) até ficar transparente. Entro com um dente de alho picadinho e logo uma lata de tomate pelado triturada. Adiciono um ramo farto de manjericão, corrijo sal e pimenta e deixo em fogo baixo por uns 15 minutos, mexendo às vezes. O ponto do molho é quando ele “pegou” o perfume do manjericão. Pra quem quiser fazer um molho bem caprichado tem receita aqui.
Os bifes prontos vão a uma travessa refratária bem ampla. Não é bom que fiquem amontoados. Aí uma ou duas fatias de queijo mussarela sobre cada um deles. Não economize no queijo. Depois uma concha de molho sobre cada um, também sem contenções. Por fim, um punhado generoso de parmesão ralado sobre cada bife.
Leve ao forno para gratinar até que o parmesão vire aquela casquinha sensacional. Pode-se servir com arroz, macarrão na manteiga ou batatas cozidas. Eu particularmente me satisfaço só com o bife com bastante molho. E que satisfação…
Que tal? Bora cozinhar?
Conhece o nosso Pinterest? Siga-nos e salve as fotos das suas receita preferidas.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Olá Sônia,
o Lua Jacaré mudou de endereço, agora é Sal e Sol.
http://salesol.wordpress.com/
Vai lá!
Beijo, Lua
Lua, já fui e adorei! Bjim
adorei o bife aparmediana...nossa vo tenta fazer...q delicia q deve ser...
o bife antes de montar no molho é frito
tipo a milanesa?não entendi no preparo do bife.
bjss.
Sim, Marlene. Os bifes são fritos antes serem cobertos com o molho e o queijo para gratinar.
Obrigado por sua visita. Experimente estes bifes que eles são maravilhosos.
Bjs
Olá professor.. ou cozinheiro Gastão! Adorei o blog. E as comidas então... Fotos maravilhosas, sua esposa e você realmente estão de parabéns. Na próxima vez que vier a Tapejara, pode ter certeza : vai para a cozinha!!!! rsrsrsrs
Beijão para vocês.