No ritmo de redescoberta das comidinhas caseiras, levei para a panela de ferro uma peça de pouco mais de meio quilo de miolo de alcatra. Minha vó Lilda chamava isto de “carne ligeira”, mas como a que ela fazia tinha um sabor que ninguém até hoje conseguiu reproduzir, mudo o nome e assumo as consequências.
Na panela bem quente com um pouco de azeite coloco a peça de carne inteira. E vou virando todos os lados para que doure, ou melhor, sele a carne. A crostinha que se forma com a “queima” das proteínas, açucares e gordura retém o suco. Atenção, que o uso de um garfo que venha a furar a carne é considerado crime inafiançável, vai deixar o suco sair de dentro da peça. Quando ela está selada por todos os lados vêm os temperos: sal, pimenta e tomilho seco. No fundo da panela um dente de alho amassado e uma folha de louro. Meio copo de vinho branco seco e quantidade um pouco menor de molho de soja (shoyu) completam a operação.
Aí fecho a panela e, vez que outra, viro a carne com uma espátula. A carne vai pegando a cor do molho escuro, gerando um visual pra lá de apetitoso. Se o molho secar muito, acrescente água quente aos poucos, e mantenha a panela fechada para que a carne cozinhe.
O ponto certo é o que tem a crosta crocante na carne e o interior rosado, quase mal passado. Bem passada esta carne jamais será homologada pelas autoridades do ramo, pois perderá seu sabor e se tornará um emaranhado rígido de fibras de difícil digestão. Eu gosto que o interior esteja quase vermelho.
Muita coisa combina com esta carne. Arroz, risotos, massas e até um simples pãozinho fazem bonito com ela. E se sobrar é facilmente reciclável. Acho que em breve teremos sanduíche…
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Ficou bonita essa carne, hein? Meus parabéns!
É um crime exibir isso em pleno horário de almoço.
Fiz esta receita e ficou uma delícia!!! Tenho apenas uma pergunta: qto tempo devo deixar a carne após colocar o vinho e o shoyu?
Olá Deise, que bom a tua passagem por aqui. Sobre a tua pergunta temos que considerar duas variáveis: a altura da peça de carne e o teu gosto. Como neste caso usamos uma peça alta e o nosso paladar exige a carne mal passada, deu coisa de uns 15 a 20 minutos.
Oi Sônia!! Obrigada por me responder tão prontamente.
Qto a carne, deixei um pouco mais de tempo, uns 25/30 min, e achei que ficou passada demais pro que eu queria. Mas agora que vc confirmou o tempo vou tentar de novo, pois aqui em casa todos adoramos a carne e queremos bis!! Valeu a dica!!!
Parabéns pelo blog, to gostando mto das dicas e receitas!!
Olá, bom dia! Adorei o blog! Adorei mais ainda a forma como foi escrita esta receita. Vou fazê-la e já!
Fiz hoje e achei divino. Finalizei na Air Fryer so para ficar mais grelhadinha.
Olá, boa noite! Adorei a receita! Deu até fome!
Se eu colocar cenouras junto com a carne fica bom? Ponho em que momento e deixo por qto tempo a cenoura? Obrigada!
Oi Marcela. Acho que cenoura vi ficar bem legal. Eu cortaria em pedaços grandes e colocaria na panela na metade do cozimento da carne. Acho que vai focar show! Depois conta pra gente!