A torta de chocolate sem glúten é uma receita que vai entrar nos clássicos da nossa família. Nada como uma boa receita com chocolate pra fazer a vida mais gostosa e fazer bonito quando você recebe alguém.
Adoro descobrir receitas novas. Às vezes nossas visitas são cobaias destes experimentos. Na maioria das vezes o resultado é bom, o que garante que não espantemos os amigos.
Esta receita foi publicada por Patrícia Ferraz, no caderno Paladar. Foi uma achado. Segundo Patrícia, é uma receita italiana. O nome do bolo é “torta rainha Montenegro, em homenagem a Elena del Montenegro, mulher do rei Vittorio Emanuele III. Mas é mais conhecida pelo apelido de la tenerina, que quer dizer a maciazinha.”
A aparência não faz jus ao sabor. Logicamente que o uso de um bom chocolate é definidor. É um doce leve, mas intenso. Ideal para companhar um cafezinho ou ainda para ser servido como sobremesa. Chocólatras, cuidado: é irresistível. Dificilmente você consegue comer apenas um pedaço.
Bora fazer?
Na tigela da batedeira coloque a manteiga e 60g de açúcar e bata (com a raquete) até formar uma pasta cremosa e macia. Adicione as gemas, uma a uma, batendo. Junte o amido de milho e misture para incorporar.
Transfira o creme para uma vasilha grande. Derreta o chocolate em banho maria e misture ao creme, mexendo bem.
Lave o bowl da batedeira, troque a pá pelo globo e bata as claras em neve até atingir picos firmes. Adicione 10g do açúcar e termine de bater.
Delicadamente, sem bater, misture as claras em neve ao creme de chocolate até obter uma mistura de cor e textura homogêneas.
Unte uma forma de bordas baixas e fundo removível – de 21 cm – e, por fora, forre com papel alumínio.
Preaqueça o forno a 180ºC por aproximadamente 10 minutos antes de assar a torta.
Asse a torta por aproximadamente 20 minutos: vá checando a textura a partir dos 18 minutos e não deixe passar dos 20.
Espere esfriar, desenforme e polvilhe o açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira. Salpique as lascas de amêndoa.
Esta torta é fácil de fazer, basta seguir o passo a passo. O preparo não tem segredo, só não pode assar muito para não endurecer.
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…