Sopa de lentilha vermelha pra aquecer e nutrir.
Depois de um tanto de trabalho, outro tanto de estudo, finalmente um momento de comer bem. Pra fechar o dia, passei num mercado especializado em produtos integrais e orgânicos e, para minha grata surpresa, achei a lentilha vermelha ou, também conhecido como lentilha rosa. Como os demais tipos de lentilhas, ela também é bastante nutritiva, rica em proteínas, vitamina A, taimina (B1), riboflavina (B2), sais minerais, como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e enxofre.
Nutrientes à parte, a lentilha vermelha é uma delícia. Tem sabor suave e cozinha muita mais rápido.
Neste dia, como estava friozinho, resolvi prepará-la como uma sopa cheia de temperinhos, para alegrar o paladar. Definitivamente é uma forma rápida e prática de fazer algo reconfortante e super gostoso. Não exite uma única forma de prepará-la. Combina com temperos como louro, alecrim, cebola, alho, e tudo que a sua imaginação alcançar. Finalizei com um crocante de couve, só para ter um contraste de textura. Ficou sensacional.
Coloquei numa panela uma porção de lentilha lavada e levei ao fogo com um tanto de água, sal e uma cenoura cortada em cubinhos bem pequenos. Não precisa colocar uma quantidade exagerada de água, afinal o cozimento será rápido e a lentilha, quando ferve e inicia o cozimento, faz uma espuma que costuma levantar e derramar pelo fogão. Dica: cozinhe com a panela sem tampa e retire o máximo desta espuma com uma colher.
Numa frigideira refoguei num fio de azeite meia cebola e dois dentes de alho. Em seguida acrescentei pimentão vermelho picado miudinho e tomate, também cortado miudinho.
Em 10 minutos a lentilha já estava praticamente pronta. Incorporei os temperos e uma pitada de lemon pepper (uma pimenta com limão que é bem aromática). Deixei ferver um pouco para os sabores se misturarem.
Finalizei com salsinha e desliguei o fogo.
Para fazer a couve é ainda mais fácil. Cortei um punhado de couve em tirinhas bem fininhas. Aqueci óleo numa frigideira (queremos um crocante, lembra? então fritaremos em imersão). Quando estava bem quente coloquei a couve que não levou mais que cinco segundo para fritar. Praticamente coloca e tira com a espumadeira. Coloquei a couve crocante em papel absorvente para escorrer bem a gordura.
Finalizei colocando a sopa num prato fundo e o crocante no centro. Nem vou comentar como ficou…
Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…
Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…
Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…
Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…
Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…
Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…
View Comments
Reblogged this on O LADO ESCURO DA LUA.
Eu ando bem desse jeito, que só trabalha e não sossega (ou seja: também não ando cozinhando, por isso não ando comendo tão bem).
Daria meu reino por essa sopa de lentilha vermelha hoje!
Fiquei curiosa com a couve. Morro de preconceitos com fritura, mas um dia testo. :)
Hmmmm., parece deliciosa. Comprei recentemente, usei em outra sopa (uma receita marroquina) que já usava a lentilha mais conhecida ... na sua receita será possível apreciar melhor dessas vermelhinhas. Abraço
Deliciosa!!!!! estava sem idéia para a janta e este friozinho pedia uma sopa. Como tinha lentiha vermelha procurei na internet e encontrei . Que sorte encontrar a sua receita. . Um jantar delicioso e rápido.