Sopa de lentilha vermelha

Lentilha- vermelha- sopa

Sopa de lentilha vermelha pra aquecer e nutrir.

Depois de um tanto de trabalho, outro tanto de estudo, finalmente um momento de comer bem. Pra fechar o dia, passei num mercado especializado em produtos integrais e orgânicos e, para minha grata surpresa, achei a lentilha vermelha ou, também conhecido como lentilha rosa. Como os demais tipos de lentilhas, ela também é bastante nutritiva, rica em  proteínas, vitamina A, taimina (B1), riboflavina (B2), sais minerais, como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e enxofre.

Nutrientes à parte, a lentilha vermelha é uma delícia. Tem sabor suave e cozinha muita mais rápido.

Neste dia, como estava friozinho, resolvi prepará-la como uma sopa cheia de temperinhos, para alegrar o paladar. Definitivamente é uma forma rápida e prática de fazer algo reconfortante e super gostoso. Não exite uma única forma de prepará-la. Combina com temperos como louro, alecrim, cebola, alho, e tudo que a sua imaginação alcançar. Finalizei com um crocante de couve, só para ter um contraste de textura. Ficou sensacional.

lentilha vermelha

Minha lentilha foi feita assim

Coloquei numa panela uma porção de lentilha lavada e levei ao  fogo com um tanto de água, sal e uma cenoura cortada em cubinhos bem pequenos. Não precisa colocar uma quantidade exagerada de água, afinal o cozimento será rápido e a lentilha, quando ferve e inicia o cozimento, faz uma espuma que costuma levantar e derramar pelo fogão. Dica: cozinhe com a panela sem tampa e retire o máximo desta espuma com uma colher.

Numa frigideira refoguei num fio de azeite meia cebola e dois dentes de alho. Em seguida acrescentei pimentão vermelho picado miudinho e tomate, também cortado miudinho.

Finalizando

Em 10 minutos a lentilha já estava praticamente pronta. Incorporei os temperos e uma pitada de lemon pepper (uma pimenta com limão que é bem aromática). Deixei ferver um pouco para os sabores se misturarem.

Finalizei com salsinha e desliguei o fogo.

Couve crocante

Para fazer a couve é ainda mais fácil. Cortei um punhado de couve em tirinhas bem fininhas. Aqueci óleo numa frigideira (queremos um crocante, lembra? então fritaremos em imersão). Quando estava bem quente coloquei a couve que não levou mais que cinco segundo para fritar. Praticamente coloca e tira com a espumadeira. Coloquei a couve crocante em papel absorvente para escorrer bem a gordura. 

Finalizei colocando a sopa num prato fundo e o crocante no centro. Nem vou comentar como ficou…

Lentilha- vermelha- sopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Sopa de lentilha vermelha”