Categories: MassasSopas

Sopa de capelettis

Share

Um clássico do inverno, a sopa de capelettis é daquelas coisas que acariciam o estômago, aquecem a alma e mantêm o sujeito esperto contra o frio. A preparação é simples, especialmente se usarmos capelettis industrializados (é muito melhor fazê-los, mas como nem sempre é possível…). Neste caso prefiro os secos feitos com farinha de grão duro aos de massa fresca. Há boas opções nacionais e importadas nos mercados.

O brodo

A alma da sopa de capeletti está no brodo, o caldo em que se vai cozinhar os ditos. Eu gosto de brodos leves, claros e salgadinhos. Não há uma regra fixa para fazê-lo. No caso presente colocamos na panela dois talos de salsão picados, uma cebola em fatias, um ramo de salsinha, duas cebolinhas verdes, pimenta do reino, uma cenoura em rodelas, sal e um peito de frango em cubos pequenos. Juntamos água morna e deixamos ferver por cerca de meia hora, até o caldo agarrar o sabor dos ingredientes.

Com o caldo pronto, retiramos os sólidos da panela  com o cuidado de separar os pedacinhos de frango. Fica só aquela aquele caldinho quase transparente, mas cheio de sabores e nutrientes. E a ele adicionamos um pacotinho de capelettis secos (usamos da marca nacional Renata), que cozinham em cerca de 15 minutos.

Enquanto os capelettis coziam, passamos os cubinhos de frango que estavam na preparação do caldo por uma frigideira com um pouco de azeite de oliva, só para dar uma dourada e um pouco de crocância.

Ao final tivemos uma sopa saborosa e reconfortante.

View Comments

  • Que delícia nesse friozinho! Quando eu vou pro Rio Grande do Sul trago um contrabando de agnolinis caseiros, uma perdição!

Recent Posts

Sanduíche de frango, bacon e guacamole

Transportar combinações clássicas para dentro de um pão é fascinante. O nosso sanduíche de frango,…

2 anos ago

Tempura de camarão e legumes

Os clássicos legumes e frutos do mar envoltos em massa e fritos são considerados clássicos…

2 anos ago

Salada de folhas verdes, maçã, nozes e molho de laranja

Seguimos no tema: saladas de verão. Saladas lindas e deliciosas pra romper de vez essa…

2 anos ago

Biscoitos caseiros sem lactose

Que tal fazer biscoitos crocantes, gostosos e lindos? Hoje foi dia de experiementar estes deliciosos…

2 anos ago

Salada de repolho, beterraba e arroz

  Salada e verão combinam muito. Ah, mas você acha que salada é uma coisa…

2 anos ago

Petisco crocante de polvilho e batata doce

Aproveita o petisco crocante de polvilho e batata doce e se joga neste textão. Vamos…

2 anos ago