Sopa de capelettis

2

Sopa de capelettisUm clássico do inverno, a sopa de capelettis é daquelas coisas que acariciam o estômago, aquecem a alma e mantêm o sujeito esperto contra o frio. A preparação é simples, especialmente se usarmos capelettis industrializados (é muito melhor fazê-los, mas como nem sempre é possível…). Neste caso prefiro os secos feitos com farinha de grão duro aos de massa fresca. Há boas opções nacionais e importadas nos mercados.

O brodo

A alma da sopa de capeletti está no brodo, o caldo em que se vai cozinhar os ditos. Eu gosto de brodos leves, claros e salgadinhos. Não há uma regra fixa para fazê-lo. No caso presente colocamos na panela dois talos de salsão picados, uma cebola em fatias, um ramo de salsinha, duas cebolinhas verdes, pimenta do reino, uma cenoura em rodelas, sal e um peito de frango em cubos pequenos. Juntamos água morna e deixamos ferver por cerca de meia hora, até o caldo agarrar o sabor dos ingredientes.

Com o caldo pronto, retiramos os sólidos da panela  com o cuidado de separar os pedacinhos de frango. Fica só aquela aquele caldinho quase transparente, mas cheio de sabores e nutrientes. E a ele adicionamos um pacotinho de capelettis secos (usamos da marca nacional Renata), que cozinham em cerca de 15 minutos.

Enquanto os capelettis coziam, passamos os cubinhos de frango que estavam na preparação do caldo por uma frigideira com um pouco de azeite de oliva, só para dar uma dourada e um pouco de crocância.

Ao final tivemos uma sopa saborosa e reconfortante.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui